Página inicial > Últimas Notícias > Pesquisadores do Campus Ananindeua em parceria com representantes da UFPA E IME publicam artigo em revista científica.

• Criado: Sexta, 04 de Março de 2022, 10h59
  • Publicado: Sexta, 04 de Março de 2022, 10h59
  • Última atualização em Sexta, 04 de Março de 2022, 10h59

Pesquisadores do Instituto Federal do Pará (IFPA), da Universidade Federal do Pará (UFPA) e do Instituto Militar de Engenharia (IME), uniram seus conhecimentos e publicaram o artigo Properties of Flexion and Impact of Matrix Composites Polyester Reinforced with short Lignocellulosic Fibers na revista Research, Society And Development focada em promover o desenvolvimento social, científico e tecnológico através da publicação de descobertas científicas.

Os Professores Dr. Denis C. L. Costa e Maurício Maia Ribeiro e o Discente Fernando J. Aguirre R. da Silva (do Bacharelado em Ciência e Tecnologia), integrantes do grupo de pesquisa Gradiente de Modelagem Matemática e Simulação Computacional - GM²SC foram os participantes do projeto.

Para o Professor Maurício Maia Ribeiro, doutorando em Engenharia de Recursos Naturais da Amazônia,O resultado desta pesquisa viabilizará o desenvolvimento sustentável de uma nova Tecnologia, possibilitando a utilização de produtos com menor impacto ambiental, minimizando a destruição dos recursos naturais, formando a base da sustentabilidade. Dessa forma, a Ciência que fundamenta essa pesquisa oferece uma nova alternativa para o aproveitamento de resíduos de Fibras Naturais, além de identificar melhorias sobre esses materiais”.

RESUMO

Os materiais compósitos destacam-se por possibilitarem o desenvolvimento de novos materiais que sejam ambientalmente corretos, cujos processos de fabricação e rejeitos sejam cada vez menos nocivos, associado à boas propriedades mecânicas. Neste contexto, este trabalho buscou investigar o comportamento mecânico em flexão e impacto de compósitos de matriz poliéster com a inclusão de fibras curtas de sisal, piaçava, palha da costa, malva e juta dispostas aleatoriamente. As propriedades mecânicas de flexão foram avaliadas de acordo com a norma ASTM D 790 e as de tenacidade ao impacto Charpy com a norma ASTM D 6110. Os resultados demonstraram que quando submetidos aos esforços de flexão, os compósitos apresentaram resistência de 112,12 MPa para a matriz plena e 35,21; 34,45; 27,29; 25,89 e 20,56 MPa com a inclusão de fibras de sisal, piaçava, palha da costa, malva e juta, respectivamente. Já para o ensaio de impacto apresentaram valores de 31,50 kJ/m² para a matriz plena e 57,06; 52,52; 48,03; 38,02; 37,65 kJ/m² com a inclusão de fibras de sisal, piaçava, palha da costa, malva e juta, respectivamente. Em seguida foi analisada a superfície de fratura dos compósitos com microscópio afim de correlacionar os aspectos de fratura com as propriedades mecânicas.

Link para acessar o artigo: