Página inicial > Últimas Notícias > Livro sobre Evasão Escolar de professores do Campus Ananindeua é citado entre os dez melhores sobre o tema.

• Criado: Segunda, 08 de Mai de 2023, 12h49
  • Publicado: Segunda, 08 de Mai de 2023, 12h49
  • Última atualização em Segunda, 08 de Mai de 2023, 12h49

O livro publicado em 2020: Evasão escolar: contribuições interdisciplinares da pedagogia e da inteligência artificial  dos autores: Antônio Paraense (IFPA Ananindeua), Denis Costa (IFPA Ananindeua) e Raquel Silva (Professora e pedagoga-Prefeitura de Castanhal), foi citado pelo blog (https://livrosdabel.com.br/os-10-melhores-livros-que-falam-sobre-evasao-escolar/) que indica os melhores livros por categoria de tema, estando entre os 10 melhores sobre evasão escolar.

A ideia do livro surgiu no programa de pós-graduação em desenvolvimento rural e empreendimento agroalimentares do IFPA com a professora Raquel Cristina que aceitou o desafio proposto pelo professor Paraense juntamente com o professor Denis na realização de um projeto em conjunto por entenderem que a perspectiva interdisciplinar é a melhor abordagem para se trabalhar nas pesquisas.

O texto do livro, embora científico, é bem didático e acessível; essa foi uma preocupação constante dos autores: apresentar o resultado de uma pesquisa de forma clara e específica respeitando o direito a uma leitura técnica, atualizada e relevante, afirma o autor Denis Costa.

Denis ressalta ainda que as questões avaliadas, que interferem na Evasão Escolar, são multidimensionais e multiobjetivos, ou seja, elas pertencem a critérios distintos. Para conectar todas essas informações coletadas de dados bibliográficos e pesquisa de campo, implementamos uma Inteligência Artificial- IA, aplicada ao reconhecimento desses padrões.

Essa IA está sendo utilizada na Usina da Paz da Cabanagem (Belém-PA) a fim de identificar os fatores que levam à evasão nas escolas públicas de ensino básico, naquele bairro. Essa aplicação já rendeu outro trabalho científico: Teoria de Campos e a Inteligência Artificial Integradas na Análise das Transições entre as Interfaces Matemáticas (https://recima21.com.br/index.php/recima21/article/view/2932).

Paraense afirma que deseja replicar a experiência apresentada no livro em uma escala maior, visto que já se encontra um novo projeto de doutorado que vai trabalhar nesse sentido, investigando o fenômeno da evasão no município de Castanhal, pois “infelizmente o fenômeno da evasão escolar é sempre pensado na perspectiva do “após”. Nossa ideia é sempre, através do uso da IA, anteciparmos a ocorrência para que ela não aconteça na escala que vem ocorrendo.” Complementa Paraense.

Sobre a citação como um dos melhores livros sobre o tema, Antônio Paraense conclui\; “Sermos um dos melhores livros nos enche de orgulho, é a recompensa de um trabalho intenso e grandioso dos três autores. O Livro também demonstra que é possível e interessante um trabalho em conjunto”