Página inicial > Últimas Notícias > IFPA, IFRJ e IFS: aplicativo da área de ciências extas é tema de artigo publicado em e-book

• Criado: Sexta, 28 de Abril de 2023, 11h30
  • Publicado: Sexta, 28 de Abril de 2023, 11h30
  • Última atualização em Sexta, 28 de Abril de 2023, 21h23

O artigo “IFormulas – Relato de experiência da produção de metodologia ativa como alternativa para o ensino de Ciências Exatas”, de autoria de estudantes do ensino médio técnico do Instituto Federal do Pará (IFPA) campus Ananindeua, foi publicado pela Open Science Research X, 1ª Edição – Editora Científica Digital LTDA, Guarujá (SP), 2023, um e-book publicado em 28 de fevereiro deste ano. Trata-se de um texto sobre uma ferramenta on-line para facilitar o ensino de fórmulas e cálculos.

Os autores do aplicativo são os estudantes José Paulo Cabral Spinelli, Igor Nahan Souza de Abreu e Bryan Uriel Damasceno Malcher. Eles contaram com a colaboração dos professores Louise Cristhine Monteiro Silva da Silva e Cinara Estrela e do campus Santarém Simone Lobato Ferreira da Cruz e Raimundo Nonato Colares Camargo Júnior; professor do IFRJ campus Engenheiro Paulo de Frontin, Daniel Clarismundo Borges; e IFSE campus Estância, José Antônio de Oliveira Junior.

Acesse, baixe e leia o capítulo direto do site da editora: https://www.editoracientifica.com.br/artigos/iformulas-relato-de-experiencia-da-producao-de-metodologia-ativa-como-alternativa-para-o-ensino-de-ciencias-exatas

Baixe o aplicativo:   DOWNLOAD

Resumo

Os dispositivos eletrônicos, principalmente os móveis, fazem parte da rotina em diversos âmbitos como se comunicar, estudar e trabalhar. A tecnologia está cada vez mais presente, senão totalmente ligada, às atividades do ensino, notadamente nas modalidades à distância, remoto e híbrido. A utilização de metodologias ativas como alternativas para ensino tem se mostrado importante na facilitação do conteúdo abordado. Essa prática contribui com o aprendizado, uma vez que facilita e estimula o aluno a conhecer e aplicar determinados conteúdos, sobretudo nas ciências exatas. Tendo esta concepção como estímulo, realizou-se a criação de um aplicativo para auxiliar os alunos do ensino médio técnico nas disciplinas de matemática, química e física. Este trabalho relata uma intervenção pedagógica com o uso de aplicativos para dispositivos móveis, que foi desenvolvida no Instituto Federal do Pará, em Ananindeua, Pará, com estudantes do segundo ano do ensino médio técnico. Foi utilizada a plataforma virtual App Inventor (MIT Media Lab) em sistema Android, para o desenvolvimento do aplicativo que contém a interdisciplinaridade de matemática, química e física.