Página inicial > Últimas Notícias > Alunos do curso Bacharelado em Ciência e Tecnologia e o Grupo de Pesquisa GM²SC publicam artigo sobre geração de energia elétrica e a preservação do meio ambiente desenvolvida por metodologia de Computação Bioinspirada.

• Criado: Terça, 04 de Janeiro de 2022, 16h07
  • Publicado: Terça, 04 de Janeiro de 2022, 16h07
  • Última atualização em Terça, 04 de Janeiro de 2022, 16h07

Norteados pelo tripé ensino, pesquisa e extensão, o grupo de pesquisa do Campus Ananindeua GRADIENTE DE MODELAGEM MATEMÁTICA E SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL – GM²SC, composto pelos docentes Dr. Denis C. L. Costa, Me. Lair A. de Meneses, Me. Mara Líbia V. de Lima e alunos do curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia, Adriane Reis, Huan Pinheiro, Erick Freitas, André da Silva, Ariane Reis, Felippe Raiol e Roberto dos Santos, publicaram no dia no dia 2 de janeiro de 2022 o artigo intitulado “Thermoelectric Generation with Reduced Pollutants made possible by Bio-Inspired Computing” na revista científica - Qualis A - Research, Society And Development.

O artigo materializa um dos principais objetivos do curso: o estudo dos processos científicos correlatos aos projetos de desenvolvimento tecnológicos, vinculados às variáveis socioambientais. Para o Dr. Denis Costa, Professor e Coordenador do curso, a preocupante realidade climática mundial, destacada na COP26 (Glasgow - 2021) motivou a produção dessa pesquisa e servirá como parâmetro para futuros trabalhos.

Resumo do artigo

O debate para estabelecer um equilíbrio entre a geração de  energia  elétrica  e  a  preservação  do  meio  ambiente  é, extraordinariamente, importante. Este artigo propõe, como solução a curto prazo, a substituição do óleo diesel pelo gás natural na geração termelétrica. O gás natural emite 75% menos poluentes, ao meio ambiente, que o diesel e possui uma eficiência energética semelhante.  Como estratégia para que essa substituição ocorra de forma segura, a  modelagem computacional foi desenvolvida em uma metodologia de Computação Bioinspirada, denominada Algoritmo Genético(AG). O AG incorporou todas as variáveis das redes de energia elétrica e de gás natural, apresentadas na modelagem matemática.  O resultado foi uma redução  significativa  no  nível  de  poluentes  emitidos,  com  elevada  estabilidade  no sistema elétrico de potência. Palavras-chave: Geração de energia; Nível de poluentes; Gás natural; Algoritmo genético.

Acesse o artigo completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/24568/21645