Página inicial > Últimas Notícias > Pesquisador da Lehigh University – Pennsylvania, Yuri Silva, irá palestrar para alunos do curso de Ciência e Tecnologia.

• Criado: Quinta, 08 de Fevereiro de 2024, 15h56
  • Publicado: Quinta, 08 de Fevereiro de 2024, 15h56
  • Última atualização em Quinta, 08 de Fevereiro de 2024, 15h56

O Instituto Federal do Pará, IFPA - Campus Ananindeua, receberá no dia 16/02/2024, o Pesquisador da Lehigh University – Pennsylvania, USA. Na ocasião, a convite do Bacharelado em Ciência e Tecnologia, o ex-aluno do IFPA, Dr. Yuri Silva, realizará uma palestra sobre a pesquisa que vem realizando nos Estados Unidos da América. Uma das ferramentas em destaque é um sistema de Inteligência Artificial, capaz de prevê a estrutura 3D de uma proteína a partir de sua sequência de aminoácidos.

A sinopse da pesquisa relata que “o Cobre é um elemento essencial para sobrevivência de todos os seres vivos, participando em processos como a cadeia transportadora de elétrons e a respiração celular. Entretanto, o excesso de Cobre pode levar à morte celular através da produção de radicais livres altamente reativos. Um dos mecanismos estudados pelo nosso grupo é o sistema Ycn, utilizado pela bactéria Bacillus subtilis para adquirir Cobre. Esta maquinaria consiste em três proteínas: um regulador transcricional (YcnK), um possível transportador de cobre (YcnJ) e uma proteína extracelular de função desconhecida (YcnI). Através de técnicas de Biologia Molecular, Bioquímica e Biologia Estrutural, nosso objetivo é compreender o papel de cada uma dessas proteínas no transporte e na regulação da concentração de Cobre na célula, além de desvendar as etapas do processo”.

A atual pesquisa é inspirada no trabalho publicado, pelo Dr. Yuri Silva, na renomada revista PROTEIN|SCIENCE: Bacterial secretins: Mechanisms of assembly and membrane targeting (https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1002/pro.3835).

O evento marca o início do Ano Científico do Bacharelado em Ciência e Tecnologia, para 2024, com apoio do grupo de pesquisa GM²SC, afirma o Professor Dr. Denis Costa, Coordenador do curso.

INFORMAÇÕES:
Dia e horário: 16/02/2024, às 18h30.
Local: Sala 01 do IFPA Campus Ananindeua (1° piso).

Organização: