Página inicial > Últimas Notícias > SERVIDORES DO CAMPUS ANANINDEUA PARTICIPAM DE REUNIÃO JUNTO À FAPESPA E SECTET

SERVIDORES DO CAMPUS ANANINDEUA PARTICIPAM DE REUNIÃO JUNTO À FAPESPA E SECTET

• Criado: Terça, 08 de Março de 2022, 12h39
  • Publicado: Terça, 08 de Março de 2022, 12h39
  • Última atualização em Terça, 08 de Março de 2022, 12h46

Cássio Lima; Lair Meneses; Marcel Botelho; Mara Líbia; Denis Costa

No último dia 22 de fevereiro, servidores do IFPA acompanhados do novo Diretor Geral do IFPA Campus Ananindeua participaram de duas reuniões juntos à presidência da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas -  FAPESPA e à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica - SECTET, respectivamente. As reuniões tiveram como principais objetivos a troca de experiências e a busca de cooperação no desenvolvimento de trabalhos e projetos que possam envolver a Fundação, a Secretaria e a comunidade acadêmica do Campus.

Lair Meneses; Marcel Botelho

O Diretor-Presidente da FAPESPA, Prof. Marcel Botelho, citou as oportunidades de convênios e bolsas para fomentar pesquisas que são disponibilizadas por intermédio de editais da Fundação e ressaltou que entre as metas da fundação para 2022 está a ampliação de ofertas de bolsas de pesquisas com apoio do governo do Estado. Essa medida possibilitará que alunos do Programa Forma Pará e dos cursos ofertados pelo IFPA sejam contemplados com bolsas de iniciação científica.

"O Forma Pará é um Programa de Estado instituído por lei (Lei 9.324/21), inicialmente implementado como um Projeto de Governo, em 2019. Por seu caráter inovador e municipalista, o programa possibilita a união do Governo do Estado do Pará, Instituições de Ensino Superior – IES, Prefeituras e Associações Municipais com objetivo de expandir a oferta de vagas dos cursos de graduação (bacharelado, licenciatura e tecnológica) e pós-graduação nos municípios do Pará (sectet.pa.gov.br)."

Na oportunidade, o professor do IFPA, Cássio Lima, destacou que o campus Ananindeua já participou de editais da FAPESPA e pretende ampliar sua participação em ações da fundação. A professora Mara Líbia ressaltou a importância do apoio à iniciação científica a partir de investimentos em bolsas e apoios a projetos que possibilitem o desenvolvimento profissional e acadêmico dos discentes e docentes envolvidos.

SECTET

Em seguida ao encontro na FAPESPA os servidores realizaram agenda de reunião na SECTET junto ao secretário Prof. Carlos Edilson Maneschy. Na ocasião, o secretário destacou os convênios que já estão em vigência com o IFPA dentre os quais destacou o Programa Forma Pará, programa do governo estadual, coordenado pela SECTET que conta com a parceria das prefeituras municipais e das Instituições de Ensino Superior. Também foi apresentado o projeto StartUP Pará, uma iniciativa do Governo do Estado para auxiliar o desenvolvimento de ideias e empresas inovadoras.

Renato Assunção; Cássio Lima; Carlos Maneschy; Lair Meneses; Mara Líbia, Denis Costa.

O professor Denis Costa do IFPA Campus Ananindeua elogiou o trabalho recente desenvolvido pela SECTET, em particular, ao programa Forma Pará que leva oportunidade de ensino superior gratuito e de qualidade para cidades distantes da região metropolitana de Belém. E destacou o ponto de vista inovador do programa que tem a preocupação para além do ensino, com a possibilidade de investimento no desenvolvimento da pesquisa.

O Diretor Geral do Campus Ananindeua, Prof. Lair Meneses, ressaltou a importância de ações como as que estão em desenvolvimento na SECTET, especialmente ao caráter interinstitucional de programas como o Forma Pará que envolve as principais instituições de ensino superior do estado do Pará e leva conhecimento, oportunidade e transformações de vidas principalmente a população dos municípios do interior do Pará e destacou que o Campus estará à disposição para acolher ações da secretaria.

O secretário da SECTET elogiou a iniciativa dos servidores e da direção do Campus Ananindeua do IFPA em buscar cooperação e parcerias com instituições para além das que já fazem parte do cotidiano do Instituto Federal e aproveitou para elogiar o trabalho desenvolvido pela nova direção do Campus parabenizando o resultado eleitoral.