Página inicial > Últimas Notícias > IFPA Ananindeua e UsiPaz Cabanagem promovem a I Semana de Ciência e Tecnologia

IFPA Ananindeua e UsiPaz Cabanagem promovem a I Semana de Ciência e Tecnologia

• Criado: Sexta, 06 de Outubro de 2023, 16h27
  • Publicado: Sexta, 06 de Outubro de 2023, 16h27
  • Última atualização em Sexta, 06 de Outubro de 2023, 16h38

Durante os dias 4 e 5 de outubro de 2023, na Usina da Paz da Cabanagem, foi realizada a I Semana de Ciência e Tecnologia das Usinas. O evento organizado pela Usina da Cabanagem e pelo IFPA Campus Ananindeua faz referência à 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, cuja tema é “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”. De acordo com a Professora Luciana Santos, Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, o tema escolhido faz alusão ao Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável e reconhece a importância das ciências básicas para atingir pelo menos sete dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas (ONU).

No dia 4, o evento contou com as palestras dos Professores Dr. Rodrigo Pereira (Ciência e Tecnologia aplicadas na Segurança do Trabalho) e Dr. Maurício Maia (A Ciência & Tecnologia aplicada na prevenção de Acidentes e Doenças no Trabalho) e por minicursos ministrados por Ana Beatriz Neves, Fenando Aguirre, David Santana e Jossylyn Campos. (Bacharelados em Ciência & Tecnologia e de Ciência da Computação).

No dia 5, houve a oficina com a Professora Ma. Tatiana Pará (HISTORY MAPS – Criando narrativas visuais por meio de Mapas) e a palestra do Professor Dr. Denis Costa (A Inteligência Artificial e suas implicações da Ciência e Tecnologia).

No evento houve a participação de estudantes e professores do IFPA Campus Ananindeua, das Escolas Estaduais José Valente Ribeiro e Cristo Redentor, ambas do bairro da Cabanagem.

Segundo as Professoras Patrícia Batista e Jaíza Soares, dos cursos de Segurança do Trabalho e Ciência & Tecnologia, idealizadoras da semana científica, a proposta da convenção foi alcançada: difundir, com qualidade, Educação, Ciência e Tecnologia à população