Página inicial > Últimas Notícias > Alunos do curso de meio ambiente realizam visita técnica à Estação de Tratamento de Água da COSANPA

• Criado: Sexta, 01 de Julho de 2022, 11h55
  • Publicado: Sexta, 01 de Julho de 2022, 11h55
  • Última atualização em Sexta, 01 de Julho de 2022, 12h02

A região amazônica tem a maior bacia hidrográfica do planeta em relação e um dos maiores aquíferos subterrâneo do planeta, o aquífero Alter do chão. No entanto a quantidade de água não significa acesso à população a água para abastecimento humano. A água como recurso natural possui grande importância e valor econômico ficando atrás somente do petróleo levando em consideração a região amazônica, ou seja, um recurso natural estratégico para nossa região.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a ausência de saneamento básico causa diversas doenças epidêmicas, sendo 80% delas de veiculação hídrica. A população da região Norte 32,4% dispõe de acesso a água sem tratamento, e 67,6% tem acesso a água tratada.

Nesse contexto, visando o enriquecimento profissional dos alunos, a Coordenação do Curso de Meio Ambiente do IFPA Campus Ananindeua realizou no dia 30 de junho às 14h uma visita técnica à Estação de Tratamento de água da Companhia de Saneamento do Pará - COSANPA com os discentes do Curso de Meio Ambiente integrado e subsequente, como parte da prática profissional, proporcionando aos discentes a oportunidade de vivenciar o conteúdo ministrado em sala de aula. A visita técnica contou com a presença da Engenheiros sanitarista Márcia Bessa e  Félix Júnior do Carmo, ambos docentes do curso.