Página inicial > Últimas Notícias > Alunos de Ciência & Tecnologia e Ciência da Computação, realizaram visita técnica aos laboratórios do ITEC - INSTITUTO DE TECNOLOGIA DA UFPA.

• Criado: Sexta, 01 de Julho de 2022, 10h23
  • Publicado: Sexta, 01 de Julho de 2022, 10h23
  • Última atualização em Sexta, 01 de Julho de 2022, 10h23

No dia 10 de junho de 2022, os cursos superiores do IFPA Campus Ananindeua, Bacharelados em Ciência & Tecnologia e Ciência da Computação realizaram uma visita técnica aos Laboratórios do ITEC - Instituto de Tecnologia da UFPA.

A atividade acadêmica faz parte do Projeto SAENS – Sistema Avançado de Pesquisa e Inovação no Ensino Superior, coordenado pelos Professores Dr. Denis Costa, Me. Lair Meneses e Dr. Rodrigo Pereira.

Pela manhã, discentes e docentes, participaram de um ensaio no LEAT – Laboratório Extra-Alta Tensão. Nesse evento, houve uma palestra, proferida pelo Engenheiro Eletricista Dr. André Leal, sobre os estudos das descargas elétricas atmosféricas e suas aplicações nos Setores de Energia Elétrica (geração, transmissão e distribuição) e bandas 4G e 5G. No ensaio foi possível observar os mais variados comportamentos de equipamentos elétricos em alta tensão tanto na frequência industrial (60 Hz), quanto em tensões e correntes impulsivas.

A segunda parte da visita, ocorreu no período da tarde, no LPO – Laboratório de Pesquisa Operacional. Nessa ocasião, foram apresentados os projetos vinculados à Análise de Multicritérios, com ênfase à pesquisa desenvolvida pelos Professores Dr. Marcos Seruffo e Me. Igor Falcão, sobre Aplicações de Machine Learning no Estudo de Doenças Negligenciadas.

A proposta de interdisciplinaridade, que fundamenta o PPC do Bacharelado em Ciência e Tecnologia, está sendo desenvolvida em cada atividade do curso, seja na participação em Seminários Internacionais, publicação de artigos científicos ou, em uma visita técnica. Essa visita técnica realizada ao PCT - Parque de Ciência e Tecnologia do Guamá ratifica as componentes curriculares estudadas nos dois primeiros semestres do curso: Métodos Matemáticos, Fundamentos da Ecologia, Física, Computação Científica, Cálculo Diferencial e Gestão de Recursos Energéticos são exemplos dos tópicos interrelacionados nessa AES - Ação Educativa Supervisionada, relatou Denis Costa, Professor e Coordenador do curso de Ciência & Tecnologia.