Página inicial > Últimas Notícias > Assistência Estudantil

• Publicado: Terça, 11 de Julho de 2023, 14h51
  • Última atualização em Quinta, 17 de Agosto de 2023, 14h25

COMISSÃO DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

A Comissão de Assistência Estudantil do IFPA/Campus Ananindeua é a comissão, designada por meio de portaria da Direção Geral do Campus, com o objetivo desenvolver programas e projetos da assistência estudantil, planejar, acompanhar e executar ações referentes a concessão de auxílios da Assistência Estudantil no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) - Campus Ananindeua.

Funcionamento da Comissão de Assistência Estudantil - Campus Ananindeua:
Segunda a sexta-feira, de 08h às 17h, na sala do Departamento de Ensino, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFPA/Ananindeua.

FÓRUM DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

Conforme prevê a Resolução CONSUP/IFPA N° 07/2020, o Fórum da Assistência Estudantil é um espaço permanente de debates e reflexões acerca da assistência estudantil no âmbito do IFPA. O fórum deverá ser composto por: representante do grêmio estudantil, se houver; representante de cada turma; representante do centro acadêmico ou do diretório acadêmico, se houver; e pela equipe técnica da assistência estudantil do campus.

RESOLUÇÕES E NORMATIVAS

EDITAIS DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

Para o ano de 2023, estão previstos, conforme Plano de Trabalho Anual da Assistência Estudantil do IFPA/Ananindeua, a concessão de repasse de auxílios financeiros a estudantes nas seguintes modalidades: auxílio permanência, auxílio PCD, auxílio eventual, auxílio pedagógico –participação em eventos técnicos científicos, auxílio assistência pesquisa e auxílio assistência extensão. A concessão dos auxílios se dará por meio da participação e seleção de estudantes nos editais específicos ou atendimento dos critérios de resoluções próprias dos auxílios estudantis.

Quem pode solicitar os auxílios estudantis?

Alunos regularmente matriculados em cursos técnicos ou superiores do IFPA/Ananindeua e em comprovada situação de vulnerabilidade social, aferida pelo Índice de Vulnerabilidade Social (IVS).

O que é o IVS?

O Índice de Vulnerabilidade Social (IVS), institucionalizado através da Instrução Normativa nº 01/2021/PROEN, é um índice composto por variáveis, como por exemplo, renda per capita, moradia, trabalho e emprego, que juntas caracterizam a situação de vulnerabilidade social do(a) estudante.

Para quem se destina o IVS?

IVS destina-se ao/a estudante com renda per capita de até 1,5 salários mínimos, em comprovada situação de vulnerabilidade social que comprometa a sua condição de permanência e êxito no percurso acadêmico.

Para que serve o IVS?

O IVS válido serve para que os alunos possam participar dos editais de assistência estudantil, tais como, o Auxílio Permanência, o Auxílio Participação em Eventos Técnicos Científicos e Esportivos, entre outros.

CONFIRA OS EDITAIS DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL PARA O ANO DE 2023: