Página inicial > Últimas Notícias > II Mostra Científica GPMEPI aconteceu no IFPA Ananindeua unindo teoria e prática na ciência.

• Criado: Quinta, 02 de Junho de 2022, 15h52
  • Publicado: Quinta, 02 de Junho de 2022, 15h52
  • Última atualização em Quinta, 02 de Junho de 2022, 15h53

II Mostra Científica intitulada “Maratonando Ciência” aconteceu no dia 26 de maio de 2022 unindo experiências internacionais, ações culturais, propostas tecnológicas desenvolvidas no Campus assim como atividades para carreira profissional, vivendo a ciência com os discentes.

O evento iniciou no Teatro da Usina da paz com a presença do Diretor Geral do Campus Ananindeua, Lair Meneses, a pró-reitora de pesquisa, Ana Paula Palheta, Coordenador de Pesquisa, Cássio Lima, o coordenador do evento, Ricardo Miranda com a condução do evento pelo professor Sebastião Rodrigues.

Com mais de 150 participantes, a II Mostra Científica contou com a participação internacional da cientista Camila Pará, Ph.D em Biologia Celular (McGill University, Montreal, Canadá) trazendo aos alunos a sua trajetória como pesquisadora em outro país incentivando-os a viver a ciência e expandido suas possibilidades, assim como o Professor Jefferson Lima que trouxe sua experiência como mestrando na Austrália, fomentando o desejo dos discentes em levar a pesquisa para outros países.

Seguindo as experiências exitosas na pesquisa, o professor Ricardo trouxe para o evento os projetos desenvolvidos pelos integrantes do Grupo de Pesquisa Multidisciplinar de Ensino, Pesquisa e Inovação (GPMEPI) assim como orientações para os interessados em participar, seguindo para o projeto da professora Aline Silva trazendo a proposta de gamificação integrando educação, ciência e tecologia.

Na parte prática do evento, os alunos puderam escolher entre diversos minicursos como: Produção de contos, Aprender a montar perfil no Instagram com o Canva, Computação Aplicada: o ensino de matemática na palma da mão, Criopreservação de gametas e Produção de Biojóias.

Como finalização da Maratona, aconteceu a Roda de conversa sobre a importância da pesquisa para a formação profissional sendo mediada pela Klaissa Santos com a participação de outros pesquisadores relatando suas conquistas e desafios.

O evento pôde prestigiar a ação cultural da roda de carimbo Toró Açú, assim como apresentação de alunos nos intervalos das atividades durante o evento.