Convite para Defesa do trabalho de conclusão do curso de especialização em Tecnologias Educacionais - Naiely dos Remédios.

A coordenação do curso de especialização em Tecnologias Educacionais para a Prática Docente do Ensino Básico convida a comunidade para defesa da defesa do trabalho de conclusão do curso intitulado "Maximização Multiobjetivo da Aprendizagem utilizando o Algoritmo RLCO para Otimização da Proficiência e Retenção Cognitiva.", de autoria da acadêmica Naiely Costa dos Remédios.
A banca examinadora será composta por:
Prof. Dr. Denis Carlos Lima Costa (IFPA - Ananindeua | Orientador)
Prof. Dr. Antônio Jorge Paraense da Paixão (IFPA - Ananindeua | Membro Interno)
Prof. Me. Adriano Cruz da Costa Maciel (IFPA - Ananindeua | Membro Interno)
Dra. Ana Carolina Farias Franco (Membro Externo)
Prof. Me. Silvio Tadeu Teles da Silva (Membro Externo)
A defesa será no dia 11/09/2026 às 19h, IFPA Ananindeua.
Highlights:
A Monografia, intitulada Maximização Multiobjetivo da Aprendizagem utilizando o Algoritmo RLCO para Otimização da Proficiência e Retenção Cognitiva, é homônima ao artigo APROVADO para publicação em um periódico indexado Qualis A da Capes (quadriênio 2021-2024). A pesquisa apresenta uma IA² - Interface de Avaliação de Aprendizagem, propondo uma metodologia que preenche uma lacuna na literatura ao unificar três vertentes teóricas concorrentes: a modelagem psicométrica do traço latente via Teoria de Resposta ao Item (TRI), o decaimento exponencial da memória fundamentado na Curva de Esquecimento de Ebbinghaus e a mitigação do esforço temporal governada pela Curva de Aprendizado de Wright.
Redes Sociais