Minicurso aborda Princípios Matemáticos para o Desenvolvimento de Pesquisas Científicas no IFPA Câmpus Ananindeua

Entre os dias 4 e 7 de agosto de 2026, foi realizado no IFPA Câmpus Ananindeua o minicurso "Princípios Matemáticos para o desenvolvimento de Pesquisas Científicas", voltado para a comunidade acadêmica da instituição.
A oferta da capacitação decorreu das discussões iniciadas na IX Reunião Anual dos Grupos de Pesquisa, ocorrida de 27 a 29 de maio de 2026 no IFPA Câmpus Altamira. Sob a temática "O uso de Inteligência Artificial em pesquisas no âmbito da CAPES e CNPq", o evento identificou a necessidade de fortalecer a fundamentação matemático-estatística nas pesquisas, visando compreender o funcionamento de estratégias baseadas em Inteligência Artificial.
A partir dessa demanda, docentes do curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia elencaram os principais temas aplicados às pesquisas desenvolvidas no Câmpus Ananindeua, tais como:
- Método de Regressão Linear;
- Método de Regressão Não-Linear;
- Método de Regressão Multivariada;
- Ajuste de Curvas e Superfícies via Método dos Mínimos Quadrados;
- Sistemas Determinísticos de Otimização: Método do Gradiente, Método de Newton, Programação Linear e Não-Linear.
As atividades práticas foram ministradas no Laboratório 1 do câmpus, com o apoio das linguagens de programação científica Python e Octave.
Links para acesso aos conteúdos do minicurso:
Fundamentação teórica >> https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1181344
Códigos-fontes >> https://github.com/DenisCosta/Ajuste-Otimo-de-Curvas---2D
Códigos registrados com DOI, gratuitos e abertos.
Redes Sociais