Artigo de discente do IFPA Ananindeua sobre segurança do trabalho é publicado em revista Qualis B2.

O IFPA Campus Ananindeua divulga a publicação do artigo científico desenvolvido no âmbito da Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho. O trabalho é de autoria do discente Luis Felipe Alencar Brandão, sob orientação do Professor Dr. Maurício Maia Ribeiro.
Intitulado “AVALIAÇÃO DA MATURIDADE DE SEGURANÇA NA ENGENHARIA CIVIL: INOBSERVÂNCIA DAS NRS 6 E 12 EM AMBIENTES UNIVERSITÁRIOS”, o artigo foi publicado na Revista DELOS (ISSN: 1988-5245), edição de Curitiba, volume 19, número 79, páginas 01 a 26, no ano de 2026. O periódico possui classificação Qualis Capes B2 na área de Engenharias III, conforme o quadriênio CAPES 2021–2024, evidenciando a relevância acadêmica e científica da publicação.
O estudo aborda a maturidade em segurança do trabalho no contexto da engenharia civil, com ênfase na análise da não observância das Normas Regulamentadoras nº 6 (Equipamentos de Proteção Individual) e nº 12 (Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos) em ambientes universitários. A pesquisa contribui para o debate sobre práticas de prevenção, gestão de riscos e fortalecimento da cultura de segurança nas instituições de ensino.
O artigo é resultado das atividades de pesquisa desenvolvidas no curso de Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho do IFPA Campus Ananindeua, em articulação com o Grupo de Pesquisa Gestão em Segurança e Saúde no Trabalho e suas Tecnologias (GS²T²), reforçando o compromisso institucional com a produção de conhecimento aplicado e de impacto social.
O artigo pode ser acessado por meio do DOI: https://doi.org/10.55905/rdelosv19.n79-059.
Redes Sociais