Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação

Em destaque

Página inicial > Últimas Notícias > IFPA Ananindeua na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30).
Início do conteúdo da página

IFPA Ananindeua na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30).

  • Criado: Quarta, 12 de Novembro de 2025, 12h59
  • Publicado: Quarta, 12 de Novembro de 2025, 12h59
  • Última atualização em Quarta, 12 de Novembro de 2025, 12h59

Nos dias 12 e 13 de novembro de 2025 o IFPA Ananindeua estará presente nas atividades realizadas pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) do Ministério da Educação (MEC).

No dia 12/11/2025 às 13h na Zona Verde, ocorrerá a Mesa Redonda: Sustentabilidade na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica + Lançamento do livro bilíngue sobre as ações de sustentabilidade. O livro a ser lançado é fruto de uma seleção de mais de 300 projetos submetidos a edital da rede federal, e destes, apenas 63 ações de sustentabilidade desenvolvidas foram selecionadas para compor o livro.

A mesa será presidida pelo professor Marcelo Bregagnoli Secretário da SETEC/MEC, onde serão apresentados três paineis de projetos que integram o livro. O professor Rodrigo Antonio Pereira Junior do Campus Ananindeua, apresentará o painel: Restauração Ambiental: integrando bioeconomia e projetos de REDD+ como estratégia de mitigação das mudanças climáticas e geração de renda em comunidades tradicionais da Amazônia.

No dia 13/11/2025, das 16h às 19h na Zona Verde, o professor Rodrigo Antonio Pereira Junior, os discentes Waldemiro José Assis Gomes Negreiros e Antonio Roniel Marques de Sousa, participarão da Exposição de Produtos da Educação Profissional e Tecnológica. Expondo os resultados do Projeto Restauração Ambiental.

Resumo do Projeto

O projeto Restauração Ambiental: integrando bioeconomia e projetos de Redd+ como estratégia de mitigação das mudanças climáticas e geração de renda em comunidades tradicionais da Amazônia é uma iniciativa voltada para o desenvolvimento sustentável e a inovação tecnológica, com foco em rigiões dos estados do Pará e Amazonas. O objetivo central do projeto é estimar os fluxos de carbono, metano, balanço de energia, estoques de CO2 no solo, evapotranspiração e a produtividade de monoculturas de interesse bioeconômico (como mandioca, abacaxi, milho e curau). Para isso, serão utilizadas medições in situ (com sistema de Eddy Covariance) e imagens multiespectrais de satélite. O projeto está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente: ODS 1 - Erradicação da Pobreza, ODS 2 - Fome Zero e Agricultura Sustentável, ODS 10 - Redução das Desigualdades, e ODS 13 - Ação Contra a Mudança Climática Global. Os principais Impactos do projeto serão: social - capacitação de comunidades tradicionais e aumento da renda; econômico - geração de renda através de projetos de REDD+; e ambiental - recuperação de áreas degradadas e aumento do sequestro de carbono.

Integrantes da equipe do projeto

Dr. Rodrigo Antonio Pereira Junior - professor colaborador - IFPA Ananindeua
Dr. Denis Carlos Lima Costa - professor colaborador - IFPA Ananindeua
Dr. Mauricio Maia Ribeiro - professor colaborador - IFPA Ananindeua
Esp. Jaiza de Souza Soares - professora colaboradora I- FPA Ananindeua
Esp. Luciana Leal Pimentel Oliveira - professora colaboradora - IFPA Ananindeua
Dr. Klewton Adriano Oliveira Pinheiro - professor colaborador - IFPA Castanhal
Dr. Gabriel Brito Costa - professor colaborador -  UFOPA
Dr. Theomar Trindade de A. T.Neves - professor colaborador – UFOPA
Dr. Lucas Vaz Peres - professor colaborador – UFOPA
Dra. Daniela Pauletto - professora colaboradora – UFOPA
Dra. Eliandra de Freitas Sia - professora colaboradora – UFOPA
Dra. Iolanda Maria Soares Reis - professora colaboradora – UFOPA
Dr. Tulio Silva Lara - professor colaborador – UFOPA
Dr. Ulisses Sidnei Da Conceicao Silva - professor colaborador – UFOPA
Dr. Wilderclay Barreto Machado - professor colaborador – UFOPA
Dr. Marcos C. da Rocha Seruffo - professor colaborador – UFPA
Dr. Alexandre da Silva Diniz - professor colaborador - Instituto Salvaterra
Waldemiro José Assis Gomes Negreiros – estudante
Antonio Roniel Marques de Sousa – estudante
Pedro Henrique do Vale Guimarães - estudante

registrado em:
Fim do conteúdo da página
-->