Página inicial > Últimas Notícias > Bacharelado em Ciência e Tecnologia participará do XIV Congresso Brasileiro de Planejamento Energético

• Criado: Segunda, 22 de Abril de 2024, 12h43
  • Publicado: Segunda, 22 de Abril de 2024, 12h43
  • Última atualização em Segunda, 22 de Abril de 2024, 12h43

Professores e alunos do curso de bacharelado em Ciência e Tecnologia tem projeto aprovado no XIV Congresso Brasileiro de Planejamento Energético – XIV CBPE que acontecerá na cidade de Manaus-AM nos dias 16, 17 e18 de outubro de 2024 (https://www.xivcbpe.com.br/).

Com o título: “Algoritmo bioinspirado aplicado na otimização do sistema termelétrico abastecido por rede de gás natural”, o projeto desenvolvido pelo curso, cujos membros pertencem ao grupo de pesquisa Gradiente de Modelagem Matemática e Simulação Computacional – GM²SC, aborda o tema de geração de energia considerando as condições socioambientais sendo desenvolvida por diversas áreas do conhecimento desfragmentadas por um sistema de Inteligência Artificial capaz de associar um Big Data com múltiplas variáveis de dimensões distintas.

Orientada pelos Professores Dr. Walber Abreu (Análise socioambiental), Dr. Maurício Maia (Estudo de recursos naturais), Dr. Rodrigo Pereira (Energia com baixa emissão de carbono) e Dr. Denis Costa (Computação Bioinspirada aplicada nos Sistemas de Energia) a pesquisa foi submetida ao Comitê Científico da Sociedade Brasileira de Planejamento Energético – SBPE e aprovado para apresentação no evento sobre Transição Energética Justa e Sustentável.

“A execução do trabalho só foi possível devido a participação dos estudantes dedicados à pesquisa que implementaram a IA e realizaram centenas de simulações até alcançar a integração desejada entre as variáveis envolvidas. Dessa forma, a pesquisa será apresentada no evento pelos discentes de Ciência e Tecnologia, demonstrando a qualidade do ensino desenvolvido aqui no Campus Ananindeua”, afirma Denis Costa, Coordenador do curso.