Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Últimas Notícias > Com o título "A Utilização do Gás Natural como transição estável da Matriz Energética", o Bacharelado em Ciência e Tecnologia, do IFPA Campus Ananindeua, publica mais um artigo Qualis A.
Início do conteúdo da página

Com o título "A Utilização do Gás Natural como transição estável da Matriz Energética", o Bacharelado em Ciência e Tecnologia, do IFPA Campus Ananindeua, publica mais um artigo Qualis A.

  • Criado: Quarta, 03 de Abril de 2024, 13h01
  • Publicado: Quarta, 03 de Abril de 2024, 13h01
  • Última atualização em Quarta, 03 de Abril de 2024, 13h53

Com o título A Utilização do Gás Natural como Transição Estável da Matriz Energética, o Bacharelado em Ciência e Tecnologia, do IFPA Campus Ananindeua, publica mais um artigo Qualis A. 

O trabalho, apresentado no IV Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia – COBICET, em 2023, foi publicado na seção Studies in Engineering And Exact Sciences, do periódico Studies Publicações - Caderno Pedagógico.

A pesquisa desenvolvida por docentes e discentes do bacharelado tem como foco a Transição Energética para o Carbono Zero, o uso do Gás Natural como combustível à geração de energia, apresentado como uma forma segura e estável ao sistema elétrico até que haja a substituição por modelos sustentáveis.

O artigo exibe Modelos Matemáticos fundamentados em Equações Diferenciais, cujas soluções foram encontradas mediante o uso da Inteligência Computacional. Os resultados obtidos mostram que o Gás Natural emite 50% menos poluente do que carvão mineral, caracterizando uma excelente vantagem na transição segura da matriz energética.

“O Corpo Docente do curso de Ciência e Tecnologia está sempre conectado. Cada professor contextualiza as suas aulas para os problemas socioambientais que enfrentamos, como por exemplo, as condições climáticas e energéticas. Dessa forma, as pesquisas executadas por nossas(os) estudantes são, a todo instante, orientadas por toda equipe docente otimizando o ensino, a pesquisa e, consequentemente, a extensão”, ressalta Denis Costa, Professor e Coordenador do Bacharelado em Ciência e Tecnologia.

Link para acesso ao artigo completo: https://ojs.studiespublicacoes.com.br/ojs/index.php/cadped/article/view/3406

registrado em:
Fim do conteúdo da página
-->