Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Últimas Notícias > V CNCT&I com participação do IFPA Campus Ananindeua
Início do conteúdo da página

V CNCT&I com participação do IFPA Campus Ananindeua

  • Criado: Segunda, 19 de Fevereiro de 2024, 18h43
  • Publicado: Segunda, 19 de Fevereiro de 2024, 18h43
  • Última atualização em Segunda, 19 de Fevereiro de 2024, 18h44

O IFPA Campus Ananindeua participará da Reunião Temática sobre Energias Renováveis. O evento é referente à 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação – V CNCT&I, cujo tema é “Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido” (https://www.gov.br/mcti/pt-br/centrais-de-conteudo/v_conferencia_nacional_de_cti).    

O evento será realizado na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), na cidade de  Fortaleza - CE, reunindo sociedade civil, acadêmicos, empresários, organizações não governamentais e entidades de classe para discutir a implementação de políticas públicas nas áreas de Ciência, Tecnologia e Inovação (https://www1.sfiec.org.br/fiec-noticias/search/158379/reuniao-tematica-para-5a-conferencia-nacional-de-ciencia-tecnologia-e-inovacao-abre-inscricoes). 

O convite foi feito em virtude das relevantes pesquisas realizadas pelo Bacharelado em Ciência e Tecnologia, do IFPA Ananindeua. Projetos como Transição Energética para o Carbono Zero – TECZ, Geração Sustentável de Energia Elétrica via Hidrogênio Verde, Pegada de Carbono do IFPA Ananindeua como contribuição à redução de emissão dos gases do efeito estufa e aquecimento global, Geração Termelétrica com redução de poluentes viabilizada pela Computação Bioinspirada e Energia Limpa e Acessível Viabilizada pela Inteligência Artificial - E.L.A.V.I.A., foram decisivos para ratificar o convite ao Campus Ananindeua, destaca o Professor Dr. Denis Costa. “Estudantes e Docentes do curso têm realizado trabalhos que buscam à sustentabilidade e geração de energia, respeitando as restrições sociais e ambientais. Uma novidade é o calendário para o Ano Científico, de 2024, do curso, que será orientado pelo Programa V.E.R.D.E.S.: Vetor de Energia Renovável para o Desenvolvimento e Equidade Socioambiental. Esse programa nos qualificará a apresentar projetos para uma transição energética estável, na COP30” (https://www.gov.br/planalto/pt-br/acompanhe-o-planalto/noticias/2023/05/onu-confirma-belem-pa-como-sede-da-cop-30-conferencia-para-o-clima), completa o Professor Denis Costa.     

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página
-->