Página inicial > Últimas Notícias > V SIEPEX no IFPA Ananindeua: evento que reuniu estudantes, professores e comunidade para promover o compartilhamento de conhecimentos e experiências.

• Criado: Segunda, 11 de Dezembro de 2023, 20h58
  • Publicado: Segunda, 11 de Dezembro de 2023, 20h58
  • Última atualização em Segunda, 11 de Dezembro de 2023, 21h30

Entre os dias 4 e 7 de dezembro, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) campus Ananindeua realizou a V Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão - SIEPEX com mais de 600 inscritos, 34 trabalhos submetidos. O evento reconheceu e premiou os trabalhos mais destacados, sendo os vencedores: "Análise bioinspirada para ampliação da produção de açaí", "Sistemas colaborativos de controle de tarefas" e "A identidade docente de licenciandos em ciências biológicas: uma análise das relações interpessoais estabelecidas e dos desafios enfrentados em suas práticas educativas".

Os participantes puderam contar com as apresentações dos alunos da escola SESI com suas equipes de robótica (@Asmarahojoaras.fll, @Northstar_frc e @Pararatech_rtc) que trouxeram uma dimensão prática e inovadora envolvendo o papel da tecnologia e da ciência na formação dos jovens.

A SIEPEx também contou com a "Exposição de Arte Quilombola por Meio de Materiais Retirados da Própria Natureza" e oficinas de percussão que trouxeram à tona a riqueza cultural e a criatividade das comunidades quilombolas, evidenciando a conexão entre arte e natureza. Dois professores prestigiaram o evento com o lançamento dos livros: "Paulo Freire (antes que seja tarde)", da autora Ana Cláudia, e "Bruno de Menezes, etnógrafo da Amazônia", escrito por Rodrigo Wanzeler. Ambos os livros prometem contribuir para a reflexão e o debate sobre temas relevantes para a educação e a pesquisa na região.

Além disso, a comunidade demonstrou solidariedade, contribuindo com mais de 20 bolsas de sangue doadas para o HEMOPA, reforçando o comprometimento social dos participantes da SIEPEX.

No último dia aconteceu a Gincana com as turmas de Informática e Meio Ambiente com diversas provas entre as equipes e este ano a vitória foi garantida por Meio Ambiente.

Confira as paródias apresentadas pelas equipes:

Confira as fotos do evento: FOTOS