Página inicial > Últimas Notícias > IFPA Ananindeua Celebra o Dia da Consciência Negra .

IFPA Ananindeua Celebra o Dia da Consciência Negra .

• Criado: Quinta, 23 de Novembro de 2023, 17h04
  • Publicado: Quinta, 23 de Novembro de 2023, 17h04
  • Última atualização em Quinta, 23 de Novembro de 2023, 17h04

A programação contou com a Mostra de Intelectuais Negras e Negros no hall, destacando a contribuição de pensadores e artistas negros para a sociedade, com palestras com temáticas importantes, como: "Diversidade Étnico-Raciais no Brasil: Desafios e Perspectivas", conduzida pelo Sr. Itunga Mali, "Educação para Relações Étnico-Raciais", apresentada por Irislane de Moraes, e "Racismo Ambiental", conduzida por Walber Abreu que proporcionaram uma visão abrangente dos desafios enfrentados pela população negra no Brasil, bem como as perspectivas para superar essas barreiras.

Outro momento marcante foi a discussão sobre "Arte, Resistência e Visibilidade: Reflexões sobre a Violência contra a População Negra na Amazônia" com Aline Silva, mediadora do debate, que conduziu a conversa com os palestrantes Jorde Tembé, Mariluzio da Silva e Rodrigo Wanzeler, explorando as experiências e desafios enfrentados pela comunidade negra na região amazônica.

O evento contou com a participação de Luciano Vieira e Kelly Façanha da OAB/PA, e Adriana Morais e Carol Martins do movimento Olga Benário na roda de conversa com o tema:  "Desnaturalizando as Desigualdades Raciais e de Gênero na Amazônia"

A diversidade cultural também se manifestou por meio da "Mostra de Culinária Afro-Brasileira", organizada pelos alunos do curso de Segurança do Trabalho; "Mostra de Vídeos e Documentários sobre a Temática da Cultura Afro-Brasileira" proporcionando uma experiência enriquecedora e educativa; assim como a Oficina de Biojoias para confecção de peças.

A música e a capoeira também tiveram espaço, com a apresentação do grupo Cheiro do Pará com roda de carimbo e uma demonstração envolvente da Escola Maery Capoeira.