Página inicial > Últimas Notícias > AUXÍLIO KIT MENSTRUAL - Cronograma ajustado

• Publicado: Segunda, 03 de Julho de 2023, 10h25
  • Última atualização em Quarta, 09 de Agosto de 2023, 15h18

Estudantes do IFPA/Ananindeua podem receber Kit de Promoção da Saúde Menstrual

O Instituto Federal do Pará (IFPA) vai conceder o Kit de Promoção da Saúde Menstrual para estudantes em situação de vulnerabilidade social. Será feita a distribuição gratuita de absorventes higiênicos e/ou outro item de cuidados básicos relativos à saúde menstrual, além da promoção de informação sobre saúde e higiene menstrual. O objetivo é colaborar na superação da pobreza menstrual e contribuir para garantir os direitos das pessoas que menstruam e que são discentes da Instituição.

O Kit será concedido a estudantes matriculados/as em cursos presenciais Técnicos de Nível Médio ou Graduação do IFPA, em comprovada situação de vulnerabilidade social aferida por meio do Índice de Vulnerabilidade Social (IVS). Entende-se por vulnerabilidade social como processos de exclusão, discriminação ou enfraquecimento dos grupos sociais e da capacidade de reação do indivíduo ou família, como circunstância decorrente da pobreza, privação e/ou fragilização de vínculos afetivos relacionais e de pertencimento social.

Para receber o Kit a/o discente deve estar regularmente matriculado/a no período letivo vigente, ser pessoa que menstrua e estar em comprovada situação de vulnerabilidade social aferida pelo IVS. A análise da situação de vulnerabilidade social do/a estudante será feita por assistente social. Abaixo confira o cronograma do IFPA/Ananindeua de inscrições, resultados e entrega dos Kits. Serão contemplados/as 18 estudantes do IFPA/Campus Ananindeua, que terão direito a receber 2 (dois) pacotes com 8 (oito) absorventes higiênicos, sendo a distribuição feita de uma única vez para o total de 6 (seis) meses.

Além de colaborar na superação da pobreza menstrual, a distribuição do Kit de Promoção da Saúde Menstrual também visa combater a desinformação sobre saúde menstrual, com a ampliação do diálogo sobre o tema por meio de material educativo sobre saúde e higiene menstrual, prevenir e reduzir os problemas de saúde decorrentes da falta de acesso a produtos e informações e contribuir para a permanência e êxito de estudantes, evitando que estudantes se ausentem das aulas devido à falta de acesso a produtos de higiene no período menstrual.

ETAPAS DATAS
Período de Solicitação no SIGAA 03 a 07/07/2023
Análise do Índice de Vulnerabilidade Social 10 a 11/07/2023
Divulgação do Resultado Preliminar 12/07/2023
Período de Interposição de Recursos 12 a 13/07/2023
Análise dos Recursos 14/07/2023
Divulgação do Resultado Final 15/07/2023
Previsão de entrega dos kits 10/08/2023

Acesse a instrução Normativa
Assista o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=CRgFxQzd5yM
Acesse o folder Saúde Menstrual
Acesse orientações Saúde Menstrual

___________________________________________________________________________________________________________________

RESULTADO PRELIMINAR DA SOLICITAÇÃO DO  KIT DE AUXÍLIO MENSTRUAL

O IFPA Campus Ananindeua, por meio da Comissão de Assistência estudantil, designada pela Portaria n° 021/2023, divulga a lista com o Resultado Preliminar do Kit de Auxílio Menstrual, em conformidade com a Instrução Normativa n° 04/2023. O/a estudante participante da seleção poderá recorrer do Resultado, por meio de requerimento interposto e pelo/a candidato/a ou responsável legal (Anexo X), no período previsto no Cronograma. O requerimento de recurso poderá ser entregue presencialmente, no horário de 08h às 17h, ou encaminhado por e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Resultado Preliminar: link
Requerimento de recurso: link

RESULTADO FINAL DA SOLICITAÇÃO DO  KIT DE AUXÍLIO MENSTRUAL

O IFPA Campus Ananindeua, por meio da Comissão de Assistência Estudantil, designada pela Portaria n° 021/2023, divulga a lista com o Resultado Final da Solicitação do Kit de Auxílio Menstrual, em conformidade com a Instrução Normativa n° 04/2023. Considerando a demanda de solicitação de Kits de Auxílio Menstrual neste processo seletivo, informamos que o Campus Ananindeua, promoverá a aquisição de kits excedentes, a fim de contemplar todas as alunas deferidas. No mês de agosto, será publicada as orientações para retirada dos kits de auxílio menstrual às alunas contempladas.

Resultado Final: link

Orientações sobre a entrega do Kit de saúde menstrual no IFPA/Campus Ananindeua

Conforme previsto no cronograma, no dia 10/08/2023, a Comissão de Assistência Estudantil do IFPA/Ananindeua fará a entrega dos kits de saúde menstrual às alunas contempladas.
A entrega ocorrerá na sala do ambulatório, no hall do Campus Ananindeua, no horário de 9h às 12h e 13h às 17h, mediante a identificação da estudante ou de seu responsável.