Página inicial > Últimas Notícias > IFPA Campus Ananindeua oferta 180 vagas em cursos técnicos e superiores

IFPA Campus Ananindeua oferta 180 vagas em cursos técnicos e superiores

• Criado: Quarta, 04 de Janeiro de 2023, 16h20
  • Publicado: Quarta, 04 de Janeiro de 2023, 16h20
  • Última atualização em Quarta, 04 de Janeiro de 2023, 16h20

O Instituto Federal do Pará (IFPA), Campus Ananindeua, está com inscrições abertas para o Processo Seletivo Unificado (PSU) para preenchimento de 180 vagas em Cursos Técnicos e Superiores. Os candidatos selecionados ingressam no 1º semestre do ano letivo de 2023, conforme o calendário acadêmico de cada campus. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas a partir das 14h do dia 12  de dezembro de 2022 até às 23h59 de 08 de janeiro de 2023, exclusivamente pela internet, no site do processo seletivo do IFPA: https://prosel.ifpa.edu.br.

Para os cursos técnicos, a seleção do candidato será por desempenho escolar, conferido e comprovado por meio de histórico escolar ou documento oficial equivalente. Na forma de oferta subsequente, o processo seletivo terá como base a média das notas/conceitos obtidas no 1° e 2° ano do Ensino Médio, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Já para os cursos técnicos integrados, será considerada a média das notas/conceitos obtidas no 7° e 8° ano do Ensino Fundamental, também nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

Os candidatos aos cursos superiores serão classificados e selecionados a partir do desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), utilizando-se as notas obtidas nas áreas de conhecimento avaliadas e na redação numa mesma edição do exame nacional. Para participar, é preciso que o candidato já tenha concluído o Ensino Médio e participado de uma das edições do ENEM nos anos de 2020, 2021 ou 2022.

Os Cursos Técnicos integrados são cursos regulares com duração de até quatro anos, realizados simultaneamente ao Ensino Médio e voltados para alunos concluintes do Ensino Fundamental ou ensino equivalente. Para essa modalidade, o Campus está ofertando 70 vagas nos cursos de Informática e Meio Ambiente. Os cursos técnicos subsequentes, com duração de até dois anos, são destinados a alunos que concluíram o Ensino Médio ou ensino equivalente. Nessa modalidade, o Campus oferta 40 vagas no curso de Segurança do Trabalho. Além dos cursos técnicos, o Campus Ananindeua também está ofertando 70 vagas para Graduação, nos cursos de Ciência e Tecnologia e Ciência da Computação.

Do total de vagas ofertadas por curso e turno, no mínimo 50% são reservadas a candidatos egressos de escola pública, e constituem o sistema de cotas, os outros 50% são denominadas de modalidade de Ampla Concorrência (AC) ou concorrência geral. Das vagas ofertadas como AC, 50% serão destinadas para as políticas de ações afirmativas próprias do IFPA.