Página inicial > Últimas Notícias > Rede Emancipa realiza oficina de ciências humanas e redação no Campus Ananindeua

• Criado: Quinta, 10 de Novembro de 2022, 11h41
  • Publicado: Quinta, 10 de Novembro de 2022, 11h41
  • Última atualização em Quinta, 10 de Novembro de 2022, 11h53

No dia 29 de outubro a Rede Emancipa realizou oficina de Ciências Humanas e Redação no Campus sobre o tema Direitos Humanos com estudantes da Rede e do IFPA Campus Ananindeua, trazendo debates sobre os conteúdos exigidos pelos vestibulares com o contexto dos educandos e educandas, incentivando a busca pela transformação social e o pensamento crítico.

A Rede Emancipa é um movimento de educação popular iniciado em São Paulo no ano de 2007 em que realiza trabalhos voltados à educação de jovens e adultos de escolas públicas. No Pará iniciou em 2011 a partir do contato de integrantes do movimento estudantil da UFPA. Atualmente os cursinhos são localizados na UFPA, Sevilha, Matinha, Vila da Barca, Bengui, Condor e Ananindeua. Sua equipe é composta por pessoas formadas e em formação nas áreas de licenciaturas, pedagogia, serviço social, psicologia, direito, fisioterapia, entre outras.

Unidos no propósito, o Campus Ananindeua e a Rede Emancipa buscam atender alunos e alunas das camadas populares, oriundos de escolas públicas, que moram em áreas periféricas das cidades e encontram diversos obstáculos sociais para a garantia do acesso ao ensino superior, sobretudo às universidades públicas firmando assim uma parceria em prol desse objetivo.

Esta ação é bastante significativa para nós ao entrarmos em diálogo com uma instituição federal pública que oferece cursos de graduação no território de Ananindeua e defendemos o quão importante é a participação da comunidade nesses ambientes. Fomos acolhidos por todos nesse espaço, pudemos realizar diálogos potentes e esperamos manter esse contato em parcerias futuras, afirma Marilene Guerreiro membro da coordenação da Rede Emancipa.