Página inicial > Últimas Notícias > GRUPO DE PESQUISA DO IFPA EM MATEMÁTICA LANÇA LIVRO

GRUPO DE PESQUISA DO IFPA EM MATEMÁTICA LANÇA LIVRO

• Criado: Terça, 21 de Setembro de 2021, 11h33
  • Publicado: Terça, 21 de Setembro de 2021, 11h33
  • Última atualização em Terça, 21 de Setembro de 2021, 16h11

Com foco na difusão do ensino, pesquisa, aprendizagem, formação e tecnologia do campo da Matemática, Matemática Aplicada e da Educação Matemática, o Instituto Federal do Pará (IFPA) campi Ananindeua e Belém, por meio do Grupo Interdisciplinar para a Educação em Ciências e Matemática (GINEM), com apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) reuniu as produções do Simpósio Nacional sobre Ensino e Pesquisa de Matemática no Contexto da Educação, Ciência e Tecnologia (SINEPEM) na Coleção com o mesmo nome do evento.

“Matemática computacional aplicada à ciência e tecnologia” é o terceiro volume da obra e foi escrito por Denis C. L. Costa, Hugo Carlos Machado Silva, Sílvio Tadeu Teles da Silva e Heictor Alves de Oliveira Costa membros do grupo de pesquisa Gradiente de Modelagem Matemática e Simulação Computacional (GM²SC) do IFPA campus Ananindeua. Os autores esperam que a obra seja base para o curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia e auxiliem pesquisadores da área.  O livro foi desenvolvido paralelamente ao Projeto Pedagógico do curso de Ciência e Tecnologia, as metodologias da Matemática-computacional foram importantes para otimizar o processo de ensino aprendizagem, reforçando a interdisciplinaridade que é uma das características dessa formação.

Nesta primeira edição, a Coleção Sinepem apresenta volumes de livros distribuídos em três áreas do conhecimento: Educação, Ciência e Tecnologia. Por meio desta Coleção, o Instituto busca difundir os conhecimentos científicos sistematizados pelos professores e pesquisadores em forma de minicursos ministrados no evento. A Coleção foi organizada por Fernando Cardoso de Matos, Raimundo Otoni Melo Figueiredo e Reginaldo da Silva e publicada pela Diretoria de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação do Campus Belém.

O Sinepem foi realizado on-line nos dias 9 e 10 de setembro de 2021. Abordou temas que gerou 11 volumes: Educação e propriedade intelectual: convergência formativa e suas possibilidades; Possibilidade de resolução de problemas em aulas de Matemática; Matemática Computacional aplicada à Ciência e Tecnologia; Intervenção didática de métodos numéricos com o auxílio de ferramentas computacionais; Sistemas Lineares: do passado ao contemporâneo; Ideais fundamentais de Limites presentes na Matemática Básica; Matlab: Matemática nas Engenharias; Viagem afrofuturista pela Educação Matemática; Cálculos de Anova de Experimentos fatoriais complexos; Gamificação no ensino de Matemática; Competências multiplicativas em situações problema de multiplicação e divisão.

O Volume III está disponível em: https://github.com/gm2sc-ifpa/Computational-Math-Applied-To-Science-and-Technology