Página inicial > Últimas Notícias > Grupo de pesquisa do campus Ananindeua desenvolve algoritmo capaz de identificar o sequenciamento de bases nitrogenadas como o sequenciamento de vírus.

• Criado: Quarta, 30 de Dezembro de 2020, 15h51
  • Publicado: Quarta, 30 de Dezembro de 2020, 15h51
  • Última atualização em Quarta, 30 de Dezembro de 2020, 15h51

O grupo de pesquisa “Gradiente de Modelagem Matemática e Simulação Computacional - GM²SC”, do IFPA Campus Ananindeua, desenvolveu um Algoritmo Merge Sort o qual é capaz de sequenciar Bases Nitrogenadas. O trabalho contou com a ajuda da Dra. Larissa L. Gomes, do Estudante-Pesquisador Lucas Neves e das alunas do curso Integrado de Informática Sabrina Cruz e Nalanda dos Santo.

Orientado pelos Professores de matemática e informática, respectivamente, Dr. Denis Costa e Msc. Lair Meneses, o Estudante-Pesquisador, Heictor Costa conseguiu criar um programa, escrito em “Linguagem Egua De Programação” (linguagem essa também desenvolvida pelo grupo de pesquisa GM²SC), capaz de ordenar os nucleotídeos. Uma das aplicações desse algoritmo é reconhecer, por exemplo, o código de um vírus, como o COVID-19.

“Considero que nesse momento, toda ajuda é bem vinda e a Ciência se mostra, mais uma vez, como uma aliada incomensurável. O IFPA, como um órgão de Ciência e Tecnologia, também apresenta a sua contribuição à humanidade.” Ressalta o professor orientador Denis Costa.

Como resultado do empenho do grupo de pesquisa do campus, o trabalho foi enviado ao XL CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTAÇÃO (CSBC2020), que será realizado em Cuiabá-MT | 12 a 16 de julho de 2020.

Confira o trabalho publicado: Algoritmo Merge Sort Desenvolvido em Linguagem Egua de Programação Utilizado no Sequenciamento das Bases Nitrogenadas

Publicado: Terça, 31 de Março de 2020