Página inicial > Últimas Notícias > Campus Ananindeua completa 2 anos de ato autorizativo

Campus Ananindeua completa 2 anos de ato autorizativo

• Criado: Terça, 29 de Dezembro de 2020, 15h58
  • Publicado: Terça, 29 de Dezembro de 2020, 15h58
  • Última atualização em Terça, 29 de Dezembro de 2020, 15h58

Campus Ananindeua completa 2 anos de ato autorizativo

No dia 9 de maio de 2016 a então presidente da República Dilma Rousseff anunciou em cerimônia no Palácio do Planalto, o projeto de lei que criou cinco universidades federais. Naquela cerimônia o então ministro da Educação, Aloizio Mercadante, assinou a autorização de funcionamento de 41 Campi dos Institutos Federais em todo o Brasil. A partir da portaria nº 378, de 9 de maio de 2016, foram contemplados os Campi Ananindeua, Cametá e Paragominas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, que passaram a ter autorização para o pleno funcionamento.

Em dois anos de autorização do Campus Ananindeua novos cursos foram criados, o número de vagas ofertadas foi ampliado, novos servidores técnicos administrativos e professores foram contratados. Além disso, várias ações têm aproximado a comunidade do munícipio de Ananindeua aos projetos desenvolvidos na instituição.

Atualmente, oferecemos 3 cursos técnicos subsequentes na modalidade presencial, 3 na modalidade EAD, 5 cursos Formação Inicial e Continuada – FIC. Estamos desenvolvendo projetos de pesquisa e extensão e trabalhando para em breve oferecer cursos de graduação e pós-graduação. Nossa equipe de servidores e docentes conta com 63 pessoas que se dedicam diariamente para proporcionar a sociedade uma formação técnica, pública e de qualidade, destaca o Diretor de Ensino do Campus Ananindeua, Prof. Me. Lair Meneses.

Nesse processo de consolidação a Direção do Campus com apoio da reitoria do IFPA tem realizado investimentos para ampliar a estrutura física do Campus Ananindeua. No início de 2018, foi retomada da obra de construção do bloco pedagógico, da guarita e urbanização do entorno do Campus. A fase de conclusão desse projeto está orçado no valor total de R$6.587.915,20 tendo a vigência do contrato no período de 10/01/2018 a 10/01/2020.

O Diretor Geral do Campus Ananindeua, Gerson Moutinho, destaca que os avanços alcançados nas áreas de ensino pesquisa e extensão. Assim como as melhorias obtidas na perspectiva da infraestrutura do campus, sobretudo, com a retomada da obra do bloco pedagógico, autorização de funcionamento e a renovação de sessão da área pela Prefeitura de Ananindeua. Somam-se como as principais realizações desta gestão que pretende avançar ainda mais no processo de desenvolvimento da instituição.

Nesta quarta-feira (9), os servidores técnicos administrativos e docentes realizam um café da manhã celebrando os dois anos de autorização de funcionamento do Campus Ananindeua. O Campus Ananindeua insere-se na região metropolitana de Belém, abrange uma área de 43.418,14 m², localizada no município de Ananindeua conhecida como Granja do Icuí. O espaço total da Granja é de 240.000 m² e foi doado pelo governo do Estado do Pará para implantação dos Campi do IFPA, UFPA e UEPA no Município de Ananindeua.

Publicado: Quarta, 09 de Maio de 2018