Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

IFPA concede Auxílio Assistência Pesquisa a estudantes vinculados a projetos de pesquisa

  • Publicado: Terça, 07 de Março de 2023, 09h58
  • Última atualização em Terça, 07 de Março de 2023, 10h00
  • Acessos: 1556
imagem sem descrição.

 

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Proppg) do Instituto Federal do Pará (IFPA) publicou Edital para a seleção de projetos de pesquisa. O Edital é voltado para pesquisadores da instituição (docentes e técnicos-administrativos), e visa conceder o Auxílio Assistência Pesquisa a estudantes de cursos técnicos e de graduação com recursos da Assistência Estudantil.

A seleção será realizada em três fases. A primeira fase será a seleção de projeto de pesquisa na instituição, em seguida, na segunda etapa, será feita a análise de vulnerabilidade socioeconômica, via cálculo do Índice de Vulnerabilidade Social (IVS), dos estudantes inscritos, sendo que alunos que já tiverem o IVS calculado e estejam dentro do prazo de validade de até 2 anos, a contar da análise, não precisarão passar por nova análise de vulnerabilidade social para esse Edital. A fase três consiste na vinculação do estudante selecionado ao projeto aprovado, conforme linha de pesquisa de interesse informada. É no momento da inscrição na terceira fase, que o estudante selecionado deverá fazer a opção pelo projeto em que pretende desempenhar suas atividades de pesquisa.

O período de submissão dos projetos de pesquisa será de 08 a 26 de março. A proposta deverá ser apresentada por técnico administrativo ou docente, pertencente ao quadro permanente do Campus, que possua titulação mínima de Especialista, quando envolver estudante de curso de nível superior e de, no mínimo Graduação, quando envolver estudante de curso de nível médio. Cada pesquisador/orientador poderá submeter até duas propostas, sendo uma para cada modalidade de projeto de pesquisa: Ensino Médio e Graduação.

Os estudantes interessados em receberem auxílio assistência à pesquisa que atenderem aos requisitos do edital deverão realizar sua inscrição no SIGAA no período de 08 a 20 de março. Os auxílios ofertados serão vinculados aos projetos de pesquisa aprovados pelo Edital, cabendo ao estudante selecionar o projeto que pretende concorrer para sua vinculação. O auxílio Assistência Pesquisa será concedido em até sete parcelas. Para alunos do Ensino Médio, o auxílio mensal será no valor de R$ 250,00, já para Graduação será de R$ 500,00.

Conforme o resultado da primeira fase, os estudantes aptos na segunda fase deverão realizar inscrição para o projeto de pesquisa pretendido, nos dias 17, 18 e 19 de abril. A vinculação dos estudantes aos projetos aprovados será feita após entrevista, a ser realizada de 25 a 27 de abril. Ao final das entrevistas os estudantes serão classificados em ordem decrescente de pontuação, obtendo o primeiro colocado a vinculação ao projeto pretendido.

Submeta o seu projeto no link: https://proppg.ifpa.edu.br/ultimas-noticias/303-edital-01-2023-auxilio-assistencia-a-pesquisa-2

registrado em:
Fim do conteúdo da página