Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Últimas Notícias > Professor Denis Costa tem artigo publicado em Revista " Research, Society And Development" Qualis A pela Capes
Início do conteúdo da página

Professor Denis Costa tem artigo publicado em Revista " Research, Society And Development" Qualis A pela Capes

  • Criado: Sexta, 08 de Janeiro de 2021, 14h19
  • Publicado: Sexta, 08 de Janeiro de 2021, 14h19
  • Última atualização em Sexta, 08 de Janeiro de 2021, 14h19

Como pesquisador e atual Coordenador de Pesquisa do Campus Ananindeua, Dr. Denis Costa, juntamente com o professor Me. Edson Cruz do Campus Cametá, ambos docentes de matemática, motivaram-se com a articulação entre ensino-pesquisa e desenvolveram o trabalho As Dimensões das Modelagens Matemática e Computacional prescrevidas à Gestão Ambiental fundamentado nas experiências em sala de aula nos cursos de Meio Ambiente e Informática, os quais atuam respectivamente e do conhecimento adquirido no curso de Geofísica, sendo aprovado para publicação em um periódico Qualis A, da Capes, a revista Research, Society And Development.

De acordo com a matéria publicada no site da Agencia Brasil,  o Brasil gera 79 milhões de toneladas de resíduos sólidos por ano e utiliza o aterro sanitário como forma de disposição ambientalmente, porém 3 mil municípios ainda destinam seus resíduos para locais inadequados. Logo, “o artigo tem como objetivo predominante estabelecer as Soluções Convencional e Ótima para o problema da localização da área propícia à construção de aterros sanitários. As estratégias, matemática e computacional, empregam o Método de Cramer e o Método dos Pontos Interiores (Prime-dual) na confecção dos algoritmos. Os cenários desenvolvidos estão relacionados aos efeitos sociais e econômicos, e respeitando as restrições de segurança ambiental, nos algoritmos modelados. Fundamentado nessas premissas, foi possível determinar, com altíssima precisão, os melhores valores dos critérios úteis à tomada de decisão da seleção da área ótima para a implantação de um aterro sanitário.” Explica Denis Costa.

Confira o artigo publicado na Revista: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/9013/

Publicado: Quinta, 22 de Outubro de 2020

registrado em:
Fim do conteúdo da página
-->