Página inicial > Últimas Notícias > Alunas do Curso Integrado em Meio Ambiente participam da XXVI edição do concurso de redação do Círio de Nazaré

• Criado: Sexta, 08 de Janeiro de 2021, 13h57
  • Publicado: Sexta, 08 de Janeiro de 2021, 13h57
  • Última atualização em Sexta, 08 de Janeiro de 2021, 13h57

No último dia 27 de setembro, o IFPA Campus Ananindeua participou da XXVI edição do concurso de redação do Círio de Nazaré no Centro Social de Nazaré promovido pela Diretoria da Festa de Nazaré, visa escolher o melhor texto em prosa com enfoque principal à figura de Maria de Nazaré, mãe de Jesus (https://www.ciriodenazare.com.br/concurso-de-redacao). O certame é destinado a estudantes do ensino médio das redes pública e particular de todo o Estado.

A candidatura ocorreu após postagem do professor de biologia Luciano Margalho, que informava o regulamento do concurso e sobre as datas finais para inscrição, que por sinal se encerrariam em breve. A professora de português e atual coordenadora de extensão, Thais Pompeu, respondeu a publicação informando aos discentes sobre a disponibilidade em orientar. Horas depois, para sua grande surpresa, duas alunas a procuraram por mensagem e manifestaram o interesse. E assim, com muita certeza e segurança as alunas Ana Beatriz Mendes da Silva e Isadora Alves Menezes do segundo ano do curso integrado em meio ambiente iniciaram a trajetória de preparação para o concurso. Foram três dias intensos com debates na tentativa de criar uma linha textual para cada aluna.

Ambas relatam o quanto foi satisfatória a participação no concurso, tanto pela oportunidade de traduzir em palavras a importância de Maria para a vida e a cultura paraense, como pela oportunidade de exercitar a redação e, ainda, concorrer representando a instituição. Ana Beatriz e Isadora não são católicas, mas a passagem do círio e o exemplo de mulher da mãe de Jesus surgem como motivação para expressar em forma de texto toda a relevância de Maria para a humanidade.

Sem dúvidas participar do concurso no contexto tão adverso como da pandemia que estamos passando é algo gratificante tanto para quem ensina como para quem aprende. Foi um momento ímpar para todas nós e ficará para sempre em nossa memória - relatou a professora Thaís.

Publicado: Terça, 06 de Outubro de 2020