Página inicial > Últimas Notícias > Professores Denis Costa e Lair Meneses tem artigo publicado no SENGI 2020 a partir de experiência em sala de aula

• Criado: Sexta, 08 de Janeiro de 2021, 13h55
  • Publicado: Sexta, 08 de Janeiro de 2021, 13h55
  • Última atualização em Sexta, 08 de Janeiro de 2021, 13h55

Os professores Denis Costa e Lair Meneses, integrantes do grupo de pesquisa Gradiente de Modelagem Matemática e Simulação Computacional – GM²SC, do IFPA Campus Ananindeua, tiveram o artigo “Aplicações do Processamento Digital de Sinais: 4YER, um Instrumento de Ensino no Curso de Informática” no  Simpósio de Engenharia, Gestão e Inovação - SENGI 2020 o qual é um evento Científico/Tecnológico que aconteceu, este ano, de forma virtual nos dias 27 e 28 de agosto.

“A formulação do trabalho que resultou no artigo foi inspirada na matriz curricular do curso subsequente de Informática do IFPA Campus Ananindeua durante a formulação do PPC do curso, onde o colegiado indagou sobre a viabilidade de ensinar o PDS (Processamento Digital de Sinais) em um curso técnico, ou seja, sem a robustez que a Matemática exige. Eu e o Professor Lair Meneses afirmamos que seria possível aceitando o desafio! E vislumbrados com a possibilidade de aplicar a interdisciplinaridade entre as componentes curriculares, conseguimos executar a disciplina de forma magistral.” ressalta Denis Costa.

Ministrante da disciplina de matemática, Denis explica que o nome da ferramenta, 4YER, é um ACRÔNIMO que exalta o Filósofo, Matemático e Físico francês, Jean-Baptiste Joseph FOURIER (Auxerre, 21 de março de 1768 — Paris, 16 de maio de 1830) onde o capítulo da Matemática utilizado no trabalho foi desenvolvido por ele, são as SÉRIES DE FOURIER.

Tendo como instrumentação as Séries de Fourier, foi possível desenvolver uma metodologia que otimizasse o processo de ensino-aprendizagem no curso subsequente de informática. O campo de aplicações é extenso: estudo de sinais, ondas eletromagnéticas, Raios-X, medicina, sonar, radar, equações diferenciais, mecânica quântica, música, ruídos, imagens, etc, todos esses elementos podem ser explicados mediante as Séries de Fourier. Os resultados das simulações são apresentados nos formatos algébrico e gráfico, possibilitando a inserção da interdisciplinaridade dos conteúdos estudados. A Linguagem Computacional empregada foi o PYTHON, pois ela é formalmente uma linguagem interpretada. Essa linguagem é uma das mais usadas pelos professores do grupo de pesquisa GM²SC principalmente nos cursos de Informática.

O instrumento  4YER complementa os demais temas da área de computação e oferece ao discente uma expertise que o qualifica, com excelência, ao mercado de trabalho e às áreas da pesquisa e da inovação, possibilitando a expansão da sua realidade.

“A publicação do artigo é uma premiação aos esforços dedicados ao Ensino, à Pesquisa e à Inovação. A partir da publicação desse trabalho, a experiência que era local, agora passa a ser global.  Ela corrobora com ideia que o professor tem sempre que motivar os seus alunos com novas ideias, mas principalmente, com ações e modelos que lhes sirva como exemplo e estímulo. “ conclui Denis.

O artigo completo poderá ser acessado mediante o acesso aos Anais do Simpósio de Engenharia, Gestão e Inovação – SENGI 2020 (ISSN: 2674-5526 - DOI: 10.29327/sengi2020): https://www.even3.com.br/anais/sengi2020/272333-aplicacoes-do-processamento-digital-de-sinais--4yer-um-instrumento-de-ensino-no-curso-de-informatica/

O download do instrumento 4YER, poderá ser realizado via os links a seguir:

Repositório GitHub → https://github.com/gm2sc-ifpa/4YER
Script 4YER_01 https://github.com/gm2sc-ifpa/4YER/blob/master/4YER_01.py