Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Últimas Notícias > EMISSÃO DOS CERTIFICADOS ENCCEJA 2020 - AGENDAMENTO.
Início do conteúdo da página

EMISSÃO DOS CERTIFICADOS ENCCEJA 2020 - AGENDAMENTO.

  • Criado: Quarta, 30 de Dezembro de 2020, 17h34
  • Publicado: Quarta, 30 de Dezembro de 2020, 17h34
  • Última atualização em Quarta, 30 de Dezembro de 2020, 17h34

Para solicitar o Certificado de Conclusão do Ensino Médio com base nos resultados obtidos no exame nacional, o participante do Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos – ENCCEJA deverá acessar o site https://certificado-encceja.ifpa.edu.br/, preencher o formulário eletrônico indicando o ano do ENCCEJA e o tipo de documento desejado (certificado ou declaração).

O participante do ENCCEJA deverá imprimir o comprovante de preenchimento do formulário eletrônico e anexar ao formulário de REQUERIMENTO – CERTIFICAÇÃO ENCCEJA (DOWNLOAD) juntamente com a documentação necessária:

1. Certidão de Nascimento ou Casamento;
2. Cédula de identidade;
3. CPF;
4. Título de Eleitor com comprovante de votação da última eleição ou quitação eleitoral emitida por meio do site do Tribunal Superior Eleitoral - TSE;
5. Documento Militar (de alistamento, de reservista ou de dispensa) que comprove sua situação regular ao Serviço Militar Obrigatório, para homens maiores de 18 anos;
6. Comprovante atualizado de residência com CEP;
7. Boletim Individual de resultados do ENCCEJA impresso por meio do site do INEP (www.inep.gov.br);
8. Declaração de Proficiência ou Boletim de Resultados do ENCCEJA de edições anteriores, quando for o caso;
9. Declaração de Proficiência ou Boletim de Resultados do ENEM, quando for o caso;
10. Declaração que não possui o ensino médio completo fornecida pelo IFPA; - DOWNLOAD
11. Procuração com poderes específicos e firma reconhecida (caso não seja o titular do certificado ou declaração);
12. Documento Oficial de Identidade com foto do procurador do titular do certificado ou declaração;
13. 01 (uma) foto 3x4.
14. Comprovante de preenchimento do formulário eletrônico de solicitação de certificação do ENCCEJA no site https://certificado-encceja.ifpa.edu.br/

De posse de toda documentação escaneada (digitalizada) e o REQUERIMENTO – CERTIFICAÇÃO ENCCEJA, a solicitação deverá ser protocolada junto ao Setor de Protocolo do Campus Ananindeua via e-mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) para formalização de processo e posterior envio ao Setor de Registro Acadêmico do campus - SEAC.

Para solicitar o Certificado de Conclusão do Ensino Médio é necessário que o participante obtenha a pontuação mínima de 100,0 (cem) pontos em cada uma das provas objetivas e o mínimo de 5,0 (cinco) na Redação. Ressalta-se que para ser considerado habilitado na área de conhecimento Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação o participante deverá ter obtido, cumulativamente, no mínimo 100,0 pontos na prova de Linguagens e 5,0 pontos na Redação na mesma edição do exame nacional. O estudante somente será habilitado na referida área de conhecimento nesta condição. Caso o participante tenha alcançado, por exemplo, o mínimo de 100,0 pontos na prova de Linguagens, mas não o mínimo de 5,0 pontos na Redação ou vice-versa, não haverá certificação de proficiência do Ensino Médio, devendo o participante refazer a prova em nova edição do exame nacional para Linguagem e Códigos e suas Tecnologias e para Redação.

O participante que não obtiver as notas mínimas para certificação de proficiência do Ensino Médio em cada uma das áreas de conhecimento terá direito à declaração parcial de proficiência apenas nas provas em que obteve a pontuação mínima exigida. A solicitação da declaração parcial de proficiência poderá ser feita pelo site https://certificado-encceja.ifpa.edu.br/ e será gerada imediatamente sendo impressa pelo próprio participante.

O prazo para entrega do Certificado de Conclusão do Ensino com base no ENCCEJA será de até 60 dias, contados a partir da data de formalização do processo junto ao Protocolo da Instituição. Devendo ser acompanhada no site https://certificado-encceja.ifpa.edu.br/ clicando na opção “acompanhar solicitação” que poderá apresentar os seguintes status:

SOLICITADO – solicitante preencheu o formulário eletrônico no site https://certificado-encceja.ifpa.edu.br/ e está sendo comparado com a documentação enviada para o setor de protocolo do campus para abertura do processo de certificação.

AGUARDANDO ASSINATURA – certificado está sendo impresso e encaminhado para assinatura do Diretor Geral do Campus e depois responsáveis.

PRONTO PARA ENTREGA – certificado pronto para ser entregue ao solicitante

 PROCEDIMENTOS PARA ENTREGA DO CERTIFICADO

Após verificar que sua solicitação encontra-se com o Status “PRONTO PARA ENTREGA” o solicitante deve enviar um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com o título “Agendamento ENCCEJA” no qual deve constar no conteúdo do e-mail o nome completo do solicitante e CPF e aguardar o contato para tratar do agendamento da entrega do certificado.

A entrega será realizada no horário de 9:00h - 12:00h de terça à quinta sendo disponibilizadas 10 vagas a cada dia de entrega.

Para a retirada do certificado o solicitante deve estar munido de documento oficial com foto, máscara e caneta e sem acompanhantes. Caso a retirada do certificado seja feita por outra pessoa, a mesma deve apresentar uma procuração autorizando o recebimento do certificado.

Casos omissos devem entrar em contato com a  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

                                      

 

Publicado: Quinta, 03 de Setembro de 2020

registrado em:
Fim do conteúdo da página
-->