Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Últimas Notícias > Professores participam de livro produzido em curso de Especialização do IFPA.
Início do conteúdo da página

Professores participam de livro produzido em curso de Especialização do IFPA.

  • Criado: Quarta, 30 de Dezembro de 2020, 15h56
  • Publicado: Quarta, 30 de Dezembro de 2020, 15h56
  • Última atualização em Quarta, 30 de Dezembro de 2020, 15h56

Perguntas frequentes no meio pedagógico como estas: “Como a disciplina Didática pode contribuir para a prática docente da Educação Profissional, Científica e Tecnológica - EPCT na efetivação de metodologias inovadoras?”, “Como os docentes da EPCT podem mobilizar a Transposição Didática em sua prática profissional?” além de “Como efetivar a Contextualização, Interdisciplinaridade e Transversalidade enquanto categorias didáticas na prática docente?”, deram motivação para a oferta do Curso de Especialização em Educação Profissional e Tecnológica.

O curso de especialização era voltado para capacitar os professores que não tinham formação pedagógica, como bacharéis e os não licenciados, sendo ministrado em todo o IFPA no ano de 2017 com polos que reuniam alguns campis do Instituto. No polo do campus Belém existiam 2 turmas abrangendo alunos dos municípios de Vigia de Nazaré, Abaetetuba e Ananindeua, com alguns alunos de Paragominas, sendo coordenado pelo professor Hermínio Tavares Sousa dos Santos.

Na época Coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Diversidades – NEAB do Campus Belém, Helena do Socorro Campos da Rocha, ministrou a disciplina “Fundamentos de Didática para Educação Profissional” nas duas turmas do campus nos meses de maio e junho de 2017 com carga horária de 30h, as quais produziram como fruto de aplicabilidade da disciplina ministrada, o “produto” (trabalhos produzidos) nomeado pela professora como “tecnologia educacional” bem como o Manual ou Guia desse..

Sem intenção de escrita do livro, Helena Rocha ao ver que os trabalhos produzidos obtiveram resultados além do esperado, em 2018 compilou os que estavam no SIGAA, escreveu a introdução apresentando-os, resultando no livro: “Metodologias inovadoras na educação profissional : estudo de caso na disciplina fundamentos de didática para a educação profissional”.

“Foi uma experiência muito desafiadora porque esses alunos em sua maioria eram meus colegas docentes, possuíam titulação de pós doutorado, doutorado, mestrado e alguns especialistas, em que o maior desafio em sala de aula foi eu chegar dizendo: ‘Vocês dominam seus saberes e eu domino o como aplicar em sala. Tenho uma proposta de produção aplicada em sala de aula.’ Eles aceitaram e tudo fluiu muito bem” explica Rocha.

Para o professor do campus Ananindeua, Lair Meneses, “a oportunidade de cursar uma especialização em Educação Profissional e Tecnológica foi importante para rever metodologias de ensino principalmente para quem tem formação em curso de bacharelado como a minha. E como resultado de experiências adquiridas ao longo da vida profissional de dos docentes somados aos conhecimentos adquiridos na disciplina de didática da educação profissional, ministrada de forma brilhante pela professora Helena Rocha, que com sua visão e experiência no tema, viu a oportunidade de socializar em um livro os trabalhos de conclusão desta disciplina.”.

Como elaboradora e organizadora do livro, Helena deixa a seguinte mensagem aos seus alunos: “Vocês são os protagonistas, eu apenas conduzi esse percurso e aprendi muito com vocês.”

O campus Ananindeua parabeniza todos os docentes envolvidos na produção deste livro que irá auxiliar e enriquecer os processos em sala de aula, em especial aos seguintes autores do campus: “Adiel José Passos da Cunha Junior, Ana Célia Penaforte Cardoso, Félix Junior Justino do Carmo,  Guilherme Damasceno Silva,  José de Sousa Ribeiro Filho, Lair Aguiar de Meneses, Luciano Ferreira Margalho,  Maurício Maia Ribeiro, Patrick Félix Almeida da Silva, Reno Silva Nooblath e Rodrigo Antônio Pereira Junior.

Acesse o livro: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/567443

Publicado: Quinta, 16 de Abril de 2020

registrado em:
Fim do conteúdo da página
-->