Página inicial > Últimas Notícias > Campus Ananindeua recebe o III Encontro de Gestores e Bibliotecários do IFPA

Campus Ananindeua recebe o III Encontro de Gestores e Bibliotecários do IFPA

• Criado: Segunda, 28 de Dezembro de 2020, 13h49
  • Publicado: Segunda, 28 de Dezembro de 2020, 13h49
  • Última atualização em Segunda, 28 de Dezembro de 2020, 13h49

Campus Ananindeua recebe o III Encontro de Gestores e Bibliotecários do IFPA

O Evento

Durante os dias 25, 26 e 27 de outubro, foi realizado no Campus Ananindeua do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA, o III Encontro de Gestores e Bibliotecários do IFPA promovido pelo Comitê Gestor de Bibliotecas junto com a Pró-reitoria de Ensino com apoio do Campus Ananindeua.

O Diretor Geral do Campus Ananindeua, Prof. Gerson Moutinho, destacou a satisfação da comunidade acadêmica em sediar o evento nas dependências do Campus. Assim como a satisfação em receber o reitor substituto Prof. André Moaci, a Pró-reitora de Ensino Profa. Elenilze Teodoro, os representantes dos Conselhos e sindicatos de Bibliotecários, e todos os servidores envolvidos no evento.

Atuação e necessidade do profissional Bibliotecário nas Instituições de Ensino

Durante os três dias de eventos houve palestras, debates, mesas redondas, minicursos e treinamentos para os profissionais que desenvolvem atividades nas bibliotecas do IFPA na capital e nos campi do interior. Dentre os temas em discussão no evento é possível destacar a mesa que abordou a “Atuação e necessidade do profissional Bibliotecário nas Instituições de Ensino”, onde representantes das mais variadas organizações que envolvem a área da Biblioteconomia apresentaram pontos de vista sobre a questão em debate.

Anderson Tavares, representante do Conselho Regional de Biblioteconomia CBR2, apresentou a visão legal que ampara a atuação e a necessidade de Bibliotecários nas instituições de ensino, “até 2020 todas as instituições de ensino públicas e privadas de todos os sistemas de ensino do País deverão contar com bibliotecas, e, consequentemente com Bibliotecários, é o que diz a Lei n. 12.244, de 24 de maio de 2010, que dispõe sobre a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do País”.

“As bibliotecas são fundamentais para o desenvolvimento do ensino, pesquisa e também da extensão nas instituições de ensino superior, e o bibliotecário é o profissional realiza a mediação entre o usuário e a informação”, destacou, Célia Ribeiro, Diretora da Biblioteca Central da Universidade Federal do Pará. “O Bibliotecário precisa está envolvido com todas as atividades desenvolvidas pela instituição, assim demostrar sua importância e necessidade”, ressalta Célia Santana, Representante do Sindicato de Bibliotecária – Seção Pará.

Palestras e Mesas Redondas

O III Encontro de Gestores e Bibliotecário do IFPA trouxe para o debate “O papel do Bibliotecário no IFPA”, esta palestra foi ministrada pela Pró-reitora de Ensino Profa. Elenilze Teodoro, que debateu com os servidores que atuam nas bibliotecas do IFPA, sejam eles: Bibliotecários, Auxiliares de Biblioteca ou técnicos administrativos, as principais demandas das bibliotecas e as atribuições dos profissionais bibliotecários. Também houve um caloroso debate sobre “O software de administração das Bibliotecas: importâncias funcionalidades e perspectivas do IFPA com o SIGAA”, que foi mediado pelo Diretor da Diretoria de Tecnologia da Informação Prof. Paulo Henrique Bezerra.

A Excelência no atendimento em Bibliotecas foi outro tema em destaque durante o evento. As Bibliotecárias Elisângela Silva da Costa - Coordenadora de Desenvolvimento de coleções da Universidade Federal do Pará, e a Bibliotecária Heloisa Gomes Cardoso Coordenadora da Biblioteca do Instituto de Educação Matemática e Científica IEMCI/UFPA, debateram sobre a importância da qualidade do atendimento ao usuário em bibliotecas de instituição de ensino. Elisangela Costa apresentou os diferentes tipos de usuários que uma única instituição de ensino pode ter e a diversas perspectivas de atendimento que a biblioteca pode oferecer. Por sua vez, Heloisa Gomes expôs a maneira mais adequada para atender os diferentes tipos de usuários de uma biblioteca, seja no contesto físico tradicional ou via intermédio tecnológico em plataforma digital.

Treinamento Pergamum

O Comitê Gestor de Bibliotecas ofereceu durante o evento treinamento para que os servidores possam operar o sistema Pergamum que gerencia os acervos bibliográficos das várias Bibliotecas do IFPA. O treinamento do Software Pergamum foi ministrado pelas Bibliotecárias do Campus Castanhal - Suzana Santos e Eliana Amoedo, o objetivo do treinamento foi capacitar os servidores para utilização dos principais módulos do sistema, tais como: catalogação, circulação de materiais, aquisição.

A nova composição do Comitê Gestor de Bibliotecas do IFPA

Durante o evento foi realizada uma consulta para a escolha da nova composição do Comitê Gestor de Bibliotecas do IFPA. A nova gestão tem como Presidente Gisela Danin, Bibliotecária do Campus Belém; como vice Kleise Almeida Bibliotecária do Campus Marabá Rural e Doris Mendonça como Secretária Geral, Bibliotecária do Campus Castanhal. Também foi escolhido o Campus de Vigia para a realização do IV Encontro de Gestores e Bibliotecário do IFPA em 2017.

O III Encontro de Gestores e Bibliotecário do IFPA buscou debater os principais temas em torno de um Sistema de Bibliotecas, com ênfase nas particularidades do Instituto Federal do Pará. Foi possível levantar as principais demandas das Bibliotecas dos Campi da Capital e do interior a partir dos relatos dos servidores. Neste sentido, o Comitê Gestor pôde definir novas ações que buscam sanar as dificuldades e padronizar os produtos e serviços oferecidos por todas as bibliotecas dos 18 Campi do IFPA.

Publicado: Terça, 01 de Novembro de 2016