Professor de Química do campus Ananindeua publica artigo na Revista Nature em parceria com pesquisadores do Instituto Evandro Chagas

• Escrito por samara miranda
  • Criado: Quarta, 30 de Dezembro de 2020, 17h05
  • Publicado: Quarta, 30 de Dezembro de 2020, 17h05
  • Última atualização em Quarta, 30 de Dezembro de 2020, 17h05
  • Acessos: 1308

O professor e doutor em química do IFPA Campus Ananindeua, Ricardo Miranda, pesquisador com vários trabalhos publicados, integrante do grupo de pesquisa "Gradiente de Modelagem Matemática e Simulação Computacional" e coordenador do grupo de pesquisa multidisciplinar, tem artigo publicado na revista científica “Nature” em parceria com pesquisadores do Instituto Evandro Chagas.

A pesquisa utiliza o Virus do Nilo Ocidental, causador da Febre do Nilo Ocidental (FNO) a qual é uma infecção causada por um arbovírus (mosquito), assim como Dengue, Zika, Chikungunya e a Febre do Mayaro. Os fatores de risco estão relacionados à presença do ser humano em áreas rurais e silvestres que contenham o mosquito infectado e que, por ventura, venha a picar estes seres humanos.(Ministério da Saúde)

A pesquisa descreve, usando simulações de dinâmica molecular acelerada, os efeitos da mutação T198F, localizada no domínio I-II da proteína do envelope (E) na flexibilidade da proteína (E) do vírus do Nilo Ocidental e elucidar o mecanismo que regula a acessibilidade do epítopo. Os resultados da simulação revelaram que a mutação favorece a formação de ligações alternativas de hidrogênio, dificultando o movimento de flexão entre os domínios I e II.

O artigo identifica que o mecanismo pelo qual a mutação T198F, localizada no meio da proteína, bloqueia o epítopo criptográfico distal próximo a uma única conformação preferida, tornando-o mais propenso ao reconhecimento por anticorpos.

Acesse o artigo completo: https://www.nature.com/articles/s41598-020-66344-8

Publicado: Terça, 23 de Junho de 2020