Semana da consciência afro-brasileira e indígena no IFPA Campus Ananindeua

• Publicado: Quarta, 30 de Dezembro de 2020, 12h04
  • Última atualização em Quarta, 30 de Dezembro de 2020, 12h04

Semana da consciência afro-brasileira e indígena no IFPA Campus Ananindeua

Durante os dias 20 e 21 de novembro de 2018 foi realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Campus Ananindeua, a semana da consciência afro-brasileira e indígena. O evento foi promovido por docentes e discentes do Campus com objetivo de fomentar debates acerca da valorização e respeito à diversidade étnico-racial e à cultura dos povos tradicionais no ambiente educacional.

No dia 20 de novembro, comemora-se o Dia Nacional da Consciência Negra. Esta data foi estabelecida por lei, em homenagem a Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, assassinado em 1695. Este dia é dedicado ao combate ao racismo em todas suas expressões e manifestações, em defesa da igualdade e da diversidade humana e da garantia à população negra do acesso aos direitos livres de discriminação étnico-racial e institucional.

Durante dois dias foram realizadas atividades que envolviam, sobretudo, questões referentes a diversidade cultural e étnico-racial no Brasil. Os participantes do evento tiveram oportunidade de realizar oficinas, participar de debates, assistir palestras além de participar de atividades culturais. O aluno Alyson Santos sob a coordenação do Professor João Ricardo Fecury, realizou uma oficina de Capoeira que resultou em uma grande roda de capoeira envolvendo professores, alunos e participantes externos. Também foram realizadas outras apresentações culturais como a apresentação de Grupo de Carimbó por alunos do curso integrado.

A Profª Dra. Ariana da Silva realizou a palestra intitulada: “Evolução Humana e o Estudo da África e Africanidades no Enfrentamento do racismo”, onde apresentou um recorte do processo de evolução a partir da exposição de fósseis relevantes para o estudo da evolução da espécie humana. Além de apresentar argumentos científicos do campo da biologia e da antropologia que contribuem à luta contra o racismo.

Esse evento contou com a coordenação dos professores: Profº Mariluzio Araujo Moreira da Silva; Profª Marzane Pinto de Souza; Profº Luciano Margalho; Profº João Ricardo.

Publicado: Segunda, 26 de Novembro de 2018