Professores do IFPA lançam livro sobre saneamento básico

• Escrito por samara miranda
  • Criado: Segunda, 28 de Dezembro de 2020, 15h08
  • Publicado: Segunda, 28 de Dezembro de 2020, 15h08
  • Última atualização em Segunda, 28 de Dezembro de 2020, 15h08
  • Acessos: 1165

O livro “A percepção do saneamento na Ilha Mamangal, Igarapé – Miri, Pará: Saúde, saneamento básico e a percepção da população local” foi publicado recentemente pela editora Novas Edições acadêmicas, tendo como autores Francisca Nara Conceição Moreira, Marcia Valéria Porto, Adiel José Passos Júnior.

A obra apresenta uma pesquisa realizada no período de Maio de 2014 a Maio de 2015, tendo como objetivo analisar a percepção do saneamento da Ilha Mamangal, no município de Igarapé Miri – Pará, quanto ao acesso e a disponibilidade de serviços de saneamento básico. Para isso foi realizado aplicação de questionários semiestruturado em 215 domicílios distribuídos entre as cinco comunidades da referida ilha, a fim de conhecer o perfil dos moradores e as condições de saneamento local, além de observações de campo e análise físico-químico e microbiológico de amostra de água, tanto de consumo quanto de rio.

Adiel Passos Júnior possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Pará é Mestre em Engenharia Civil com ênfase em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental, pela UFPA desde 2009, sendo Professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, desde 2006, lotado no Campus Ananindeua.

Marcia Valéria Porto possui graduação em Engenharia Sanitária pela Universidade Federal do Pará é doutora em Geoquímica e Petrologia pela Universidade Federal do Pará, sendo professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará lotada no Campus Belém.

Francisca Nara Conceição Moreira possui formação técnica em Pesca e Tecnóloga em Saneamento Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.

O livro foi publicado e está sendo distribuído editora Novas Edições acadêmicas podendo ser adquirido pelo site MoreBooks.

Publicado: Sexta, 25 de Agosto de 2017