Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Início do conteúdo da página

Campus Ananindeua realiza 1º Encontro Alusivo ao Dia Internacional da Mulher: avanços, conquistas e desafios

  • Escrito por samara miranda
  • Criado: Segunda, 28 de Dezembro de 2020, 14h12
  • Publicado: Segunda, 28 de Dezembro de 2020, 14h12
  • Última atualização em Segunda, 28 de Dezembro de 2020, 14h12
  • Acessos: 698

Campus Ananindeua realiza 1º Encontro Alusivo ao Dia Internacional da Mulher: avanços, conquistas e desafios

 

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA - Campus Ananindeua realizou, no dia 10 de Março, o 1º Encontro Alusivo ao Dia Internacional da Mulher: avanços, conquistas e desafios, com participação de docentes, servidores e discentes do campus além de palestrantes e convidados.

 

O evento teve por finalidade promover junto a comunidade acadêmica o debate em torno dos avanços, conquistas e desafios das mulheres na sociedade contemporânea. Washington Luiz, servidor responsável pela organização do evento, destaca que o dia  8 de março está além de um simples dia de comemoração em alusão ao dia da mulher, ressalta que a data deve ser lembrada como um dia que marca a luta das mulheres por igualdade de oportunidades.

O Diretor Geral do Campus Ananindeua do IFPA, Prof. Gerson Moutinho, destacou durante seu discurso de abertura do evento a importância do enfrentamento de todas as formas de violência contra as mulheres. “Não é possível que em pleno século XXI ainda se tolere os abusos praticados contra as mulheres, independente da forma que essa violência se manifesta. Seja qual for a espécie de violência contra a mulher isso causa traumas irreparáveis na vida dessas pessoas”.

 

Atualmente, a sociedade ainda apresenta uma infinidade de desafios para as mulheres. Entretanto, já é possível notar as mudanças que as mulheres têm proporcionado, em especial do ponto de vista educacional. Hoje, o Campus Ananindeua possui um número considerável de alunas realizando os cursos que são oferecidos pela instituição, destaca o Diretor de Ensino do Campus Ananindeua, Prof. Lair Meneses.

 

Durante o evento foi realizada a mesa: A violência Contra a Mulher e a Lei Maria da Penha, presidida pela Dra. Rosângela da Costa Gouvêa (DEACA/Santa Casa-PROPAZ). A Lei maria da Penha se destaca como um marco importante no combate contra a violência doméstica e familiar contra a mulher. Essa legislação definiu e tipificou as formas de violência contra as mulheres: violência física, psicológica, sexual, patrimonial e moral. Além de prevê a criação de serviços especializados, como os que integram a Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, compostos por instituições de segurança pública, justiça, saúde, e da assistência social.

 

O evento inteiro foi repleto de debate interessantíssimos para refletir a respeito da condição das mulheres na sociedade contemporânea. A Profa. Ma. Marzane de Souza (IFPA/ Ananindeua), trouxe à tona a reflexão sobre as mulheres camponesas. A antropóloga Ana Shirley Penaforte Cardoso levantou o ponto acerca das questões em torno das mulheres indígenas e a convidada, psicóloga Flávia Daniele abordou os Avanços e Desafios da Mulher Contemporânea, com ênfase nas mulheres negras. Essa mesa foi mediada pela Profa. Dra. Ana Renata Pantoja (IFPA-Ananindeua).

A mestranda Flávia Daniele, destacou também questões a respeito da violência sofrida por mulheres lésbicas e bissexuais em função de sua orientação sexual, assim como as agressões praticadas contra mulheres transexuais e ressaltou o desafio de enfrentar o preconceito que está enraizado na sociedade.

 

 

O evento alusivo ao dia das mulheres além de celebrar a data trouxe um debate profundo sobre a condição das mulheres na sociedade, destacando seus desafios, as conquistas e os avanços da mulher contemporânea. Para a Direção do Campus esse evento terá continuidade anualmente em virtude da necessidade da reflexão sobre os temas abordados durante o evento.

Publicado: Segunda, 13 de Março de 2017

registrado em:
Fim do conteúdo da página
-->